JornalCana

Instituto Centec que revitalizar área de pesquisas no Ceará

Pesquisar, desenvolver e inovar. Técnicos de todo o Ceará estiveram reunidos por teleconferência para compartilhar experiências de sucesso. De Fortaleza foi apresentado o projeto Cultivare com duas formas de produção da mandioca e da cana de açúcar. Com as novas técnicas, os itens são adaptados ao meio e a produtividade aumenta. De acordo com Desirée Rolim Bezerra, diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Instituto Centec, já foram solicitados ao Ministério da Agricultura os dois pedidos de patente referente aos insumos.

“Também já estamos com ao pedido de registro de patente de um minitrator para agricultura familiar que foi desenvolvido por um pesquisador de Tauá“, conta a diretora. Ela explica que as pesquisas são realizadas na Fazenda Barreirinha, no município de Barreira. “Odorico Monteiro, que assumiu recentemente a presidência do Instituto Centec, esteve na fazenda conhecendo os projetos e os planos dele são de revitalizar as áreas de pesquisa como um todo“, revelou Desirée.

Para o desenvolvimento das pesquisas o Instituto Centec tenta financiamento pelo Banco do Nordeste (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre os anos de 2008 e 2009 foram quase R$7 milhões investidos em equipamentos e pesquisa. Para 2010 o valor deve aumentar. De acordo com Desirée Rolim somente para o BNDES foram solicitados R$22 milhões referentes a quatro projetos, sendo que dois envolvem empresários de projetos incubados.

“A pesquisa é apenas parte do processo de inovação, porque a pesquisa só se concluiu quando o produto chega ao consumidor“, afirmou Luís Eduardo Tavares, coordenador técnico da Rede de Núcleos de Inovação do Ceará (Redenit-CE). Ele explicou a importância dos pesquisadores registrarem suas idéias e experiências como parte do processo de inovação.

SAIBA MAIS

Entre os projetos apresentados durante a teleconferência, o pesquisador Pedro Matias, da Faculdade de Tecnologia (Fatec), de Quixeramobim, falou sobre o desenvolvimento de uma película protetora de origem vegetal para o queijo coalho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram