JornalCana

Instabilidade do etanol muda foco dos negócios na Bioenergética Aroeira

A instabilidade no mercado de combustíveis, com forte oscilação dos preços nos últimos anos, fez com que a empresa Bioenergética Aroeira, instalada no município de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, investisse este ano na produção do açúcar. Uma nova fábrica passará a operar a partir de abril. Parte da plantação de cana deixará de ser destinada a produção do etanol e será voltada para o açúcar.

“Depois da produção do caldo da cana-de-açúcar, parte será destinada para a fermentação e produção do combustível, agora, a outra parte será destinada ao açúcar, com uma nova fábrica. Para isso, é preciso o processo de aquecimento do caldo, a cristalização e a secagem do açúcar”, explica Gabriel Seres Junqueira, diretor da Aroeira.

Para a construção na nova fábrica, que abrirá cerca de 50 novas vagas de trabalho, serão investidos R$ 50 milhões. Gabriel explica que, além da unidade em que será feito o processo de produção do açúcar, foi construído um armazém com capacidade para armazenar 50 mil toneladas. A mudança na estratégia da empresa, que antes destinava toda a produção para o etanol, foi tomada também pelo aumento do valor da commoditie.

“O açúcar entrou em um ciclo de melhora do preço internacionalmente. É uma commoditie mundial e com acesso ao mercado futuro. Por isso, tem uma previsibilidade boa. Já o etanol vivia momento de grande instabilidade no Brasil, a falta de previsibilidade atrapalha muito no planejamento e por isso passamos a produzir o açúcar neste ano”, conta Gabriel Junqueira.

As informações são do Estado de Minas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram