Mercado

Inovação pelo meio ambiente

O pioneirismo da Cetrel no monitoramento ambiental passa, agora, à inovação em matérias primas para a indústria

Painéis solares mais eficientes, madeira plástica, banheiros químicos sustentáveis, todos desenvolvidos a partir do bagaço de cana-de-açúcar combinado com polietileno pós-consumo e cinzas de incineração. A Cetrel entra 2010 operando em larga escala com projetos em parceria com empresas nacionais buscando alternativas bem-sucedidas ao desmatamento e controle de emissão de gases na atmosfera.

O gerente de inovação e desenvolvimento, Luiz Sampaio, explica que, com a experiência acumulada na área de sustentabilidade, em 2008 a Cetrel obteve a primeira patente do processo para produção de biocompósitos a partir do bagaço da cana-de-açúcar com aplicação que vai da indústria automobilística ao setor da construção civil.

Hoje, a previsão é que R$ 10 milhões sejam investidos este ano na construção do maior centro de pesquisa e desenvolvimento em biocompósitos (novos produtos a partir de resíduos orgânicos) da América Latina, no Estado da Bahia, onde concentra suas operações.

As estimativas dos pesquisadores da empresa são que a cada tonelada de biocompósito usada em placas solares, aproximadamente 1,5 tonelada de gás carbônico (CO2) deixa de ser gerada. Com a madeira plástica, a estimativa é que a cada 33 toneladas de biocompósitos produzidos um hectare de árvores seja poupado.

Energia verde

Suzana Domingues, gerente de inovação tecnológica da Cetrel, destaca a experiência com a indústria sucroalcooleira, de valorização do vinhoto e do bagaço da cana-de-açúcar, com o objetivo de produzir biogás e energia elétrica.

Para otimizar esse processo, em dezembro, a Cetrel e a dinamarquesa Novozymes, líder na produção de enzimas industriais, formalizaram parceria para pesquisa no proces! so de transformação do bagaço da cana-de-açúcar em energia verde. O biogás pode ser usado na geração de energia elétrica para unidades industriais, e a energia excedente pode ser comercializada para a rede elétrica.

Apesar de ter abundante potencial energético na conversão em biocombustíveis e biogás, o bagaço da cana é frequentemente descartado no Brasil.

Além de ações e programas voltados para as atividades de proteção ambiental propriamente ditas, a Cetrel desenvolve projetos de responsabilidade social que contemplam a comunidade em que atua, estimulando a capacidade multiplicadora para promover uma melhor conscientização da sociedade quanto às questões ambientais.

Desenvolve política de educação ambiental, programa de estudo e preservação da fauna e mantém reserva ecológica numa área de 66 hectares no Litoral Norte da Bahia, conhecida como Parque Sauípe.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) recebe anualmente a visita de mais de dez mil pessoas, a ! maioria alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Salvador, com ênfase nas comunidades vizinhas de Camaçari, Dias D´Ávila e Mata de São João. As visitas são guiadas por educador ambiental e biólogo, que transmitem noções básicas sobre uso racional de recursos naturais e preservação da fauna e da flora.

Outra ação do programa é curso de formação de multiplicadores em educação ambiental, que busca conscientizar e instruir aqueles que passarão adiante os principais conhecimentos e práticas sobre preservação do meio ambiente.

O programa funciona no Parque Sauípe, na reserva ecológica da Cetrel, localizada no município de Mata de São João e conta com estrutura ampla, incluindo Museu de História Natural, auditório, lagoas, trilhas interpretativas e túnel de observação de fauna.

Criado em 1989, o Programa de Estudo e Preservação da Fauna tem o objetivo de promover a conservação da diversidade biológica, prioritariamente na área de influência do Polo Industr! ial de Camaçari. O programa estende ainda sua atuação por todo o Litoral Norte da Bahia, Recôncavo Baiano, região do Baixo Sul e algumas regiões de caatinga do Estado.

De caráter científico, o programa atua principalmente no campo da Ornitologia (estudo das aves) e de estudos de comportamento animal, realizando um amplo trabalho de identificação de espécies, fundamental para definir as estratégias de preservação dos diversos habitats e das próprias espécies.

Ao longo dos anos, o programa identificou e catalogou mais de 300 espécies de aves no entorno de Camaçari, além de mamíferos e ofídios. Nesse período, foram feitas mais de 400 mil fotografias, hoje arquivadas em meio digital e disponível ao público. Uma das principais ferramentas do programa é a técnica de anilhamento, que possibilita o estudo do comportamento animal, hábitos alimentares, rota migratória, capacidade de suporte dos habitats e longevidade das espécies.

Em dezembro de 2006, foi inaugurada a Re! serva Ecológica Cetrel – Costa do Sauípe, mais conhecida como Parque Sauípe. Em parceria com o Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros (INCECC), Sauípe S.A e a Prefeitura de Mata de São João, o parque tem como objetivo a conservação dos ativos ambientais, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável mediante ações voltadas à educação ambiental e a promoção da cultura, ciência e ecoturismo. A reserva conta com matriz de entretenimento voltada para o ecoturismo, com atividades, como trilhas, mountain bike e mirante.

Outra importante ferramenta é o Museu de História Natural, que possui um acervo de mais de 380 animais de 180 espécies diferentes, entre répteis, mamíferos e aves representativas da região, além de contemplar uma matriz arqueológica composta por achados de tribos tupinambás no Litoral Norte da Bahia.

Pioneirismo

Gestão de resíduos como foco do negócio

A Cetrel começou a operar em 1978, com as demais indústrias do Polo Industrial de Camaçari, já responsável pelo tratamento e disposição final dos efluentes (esgotos) e resíduos industriais; e pelo monitoramento ambiental do complexo industrial e de toda a sua área de influência.

Foi a primeira empresa brasileira voltada para a proteção ambiental integrada de um complexo industrial de grande porte, um conceito inovador numa época em que os aspectos ambientais não se alinhavam entre as principais preocupações na implantação de grandes empreendimentos industriais.

Encarregada da operação dos sistemas de proteção ambiental do Polo Industrial de Camaçari representa um investimento da ordem de US$ 250 milhões, que iniciou suas atividades como empresa estatal. Privatizada em 1991, hoje tem 75% das suas ações pertencentes às indústrias do Polo de Camaçari e 25% de propriedade do Governo do Estado da Bahia.

Acompanhando o desenvolvimento do que hoje constitui o maior complexo industrial integrado da América Latina, a Cetrel iniciou, em 1992, o processo de ampliação de seu sistema e, desde então, oferece tratamento de efluentes de indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgica, automobilística, bebidas, celulose e, mais recentemente, fabricantes de pneu.

Além de ser responsável pela operação dos os sistemas de proteção ambiental do Polo Industrial de Camaçari, faz monitoramento do ar, do oceano, dos efluentes, das águas superficiais e subterrâneas em toda a área de influência do Polo.

Grandes sistemas

Tratamento de Efluentes (esgotos) – Tecnologia de lodos ativados, com capacidade de processar 144 mil m3 por dia (carga orgânica de uma cidade de três milhões de habitantes)

Sistema de Disposição Oceânica – composto por emissário terrestre com 11,6 km de tubulação e por emissário submarino com 4,8 km de extensão, estendendo-se a 25 metros de profundidade, com diluição mínima de 1:400

Disposição de Resíduos Sólidos – aterros industriais especiais para disposição final de resíduos sól! idos com células impermeabilizadas por argila e mantas plásticas

Incineração de Resíduos Perigosos – resíduos líquidos e sólidos são queimados em temperaturas de cerca de 1.250ºC. O sistema de lavagem de gases garante níveis de poluentes atmosféricos inferiores ao permitidos por lei

Monitoramento do Ar – dez estações fixas que avaliam continuamente a qualidade do ar na área de influência do Polo Industrial de Camaçari

Gerenciamento dos Recursos Hídricos – inclui monitoramento do aquífero e corpos de água superficiais na área de influência do Polo por rede composta por 836 poços. Assegura a qualidade doo abastecimento público de Camaçari e Dias D´Ávila e as águas minerais da região

Monitoramento Oceanográfico – monitoramento sistemático da qualidade ambiental da área de influência do emissário submarino, através de duas campanhas anuais de monitoramento oceanográfico ( verão e inverno). A área monitorada compreende dez pontos de coleta em trecho de 25 km do litoral norte da Bahia, entre as praias de Busca Vida e Guarajuba, em parceria com os Institutos de Biologia, Química e Geociências da UFBA

Monitoramento na Fonte – monitoramento dos efluentes gerados pelas empresas instaladas no Polo Industrial de Camaçari ligadas ao sistema de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos efluentes realizado em regime integral (24 horas)

Banner Revistas Mobile