JornalCana

Inoculante é uma das tendências para aumentar produtividade da cana

Grupo varietal, correção de solo, uso de adubação foliar e controle biológico compõem a lista de alternativas

Atentos às tecnologias que resultam positivamente nos campos, os fornecedores de cana investem cada vez mais para garantir maior produtividade nos canaviais.

Uma das novidades implantadas por grande parte dos mil associados da Socicana, de Guariba/SP, é o uso de inoculante, tecnologia que contribui para o crescimento de raízes, parte aérea, e oferece uma maior absorção de nutrientes. “Os produtores estão usando o inoculante no suco de plantio, muitos testes estão sendo feitos e acreditamos que isso pode gerar um ganho bastante expressivo, principalmente na diminuição de fertilizante nitrogenado”, disse Bruno Rangel, presidente da associação.

Beneficiados pela chuva abundante, os canaviais na região prometem uma boa safra este ano. 100% da plantação é feita pelo sistema de meiose. “O que nos dá oportunidade de plantar uma muda sadia no mês de agosto e fazer a dobra dela em fevereiro ou março, o que tem dado muito ganho de produção e rendimento de mudas, com ganhos de 10 a 15% em economia de muda e melhoria de plantio”, comenta o agricultor.

Outra tecnologia que os produtores de cana de Guariba estão de olho é a muda encapsulada, que já vem pronta para ser plantada e promete revolucionar o plantio de cana. O insumo está sendo utilizado na Adecoagro, de Ivinhema/MS, e deve expandir as plantações para outras regiões.

No caso do agricultor Luiz Carlos Dalben, presidente da Associa- ção dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (Ascana), as tecnologias empregadas em uma área plantada de 5.200 hectares são muitas. “Nossos solos são pobres, portanto, os ambientes de produção são res- tritivos, temos 87% de ambientes E e D”, conta o agricultor.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram