JornalCana

Início da safra 2011/12 deve atrasar para abril/maio

A próxima safra de cana-de-açúcar do Centro-Sul, 2011/12, deverá ter seu início atrasado para meados de abril ou até maio. A seca registrada na região entre abril e setembro deste ano fez com que a cana colhida no primeiro trimestre de 2010 não voltasse a crescer.

A falta de chuvas fez com que a cana que foi colhida no início do ano não brotasse normalmente – afirmou Plínio Nastari, presidente da Datagro Consultoria, especializada no setor sucroenergético, na abertura da 10ª Conferência Internacional de Açúcar e Etanol.

Segundo ele, em função deste brotamento tardio, não haverá matéria-prima suficiente para que a safra seja iniciada em março, como estava acontecendo nos últimos anos.

O presidente da Organização dos Plantadores de Cana (Orplana), Ismael Perina, disse que, além do desenvolvimento tardio da cana, não haverá cana em pé desta safra para ser moída no início da próxima, o que também vai contribuir para que a próxima safra 11/12 tenha seu início atrasado. A expectativa é de que a oferta de cana seja limitada também pela redução da área disponível para corte à medida que se espera um aumento na área de reforma e renovação do canavial. Nastari estima que uma área superior a 18% seja renovada.

A área colhida deve voltar a crescer apenas em 2012/13 – disse o consultor. (Agência Estado)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram