Mercado

Ingenios Aguaí e El Ángel têm cases bem-sucedidos apresentados em seminário na Bolívia

Resultados mostram ganhos na eficiência energética e estabilidade do processo industrial gerando aumento da cogeração de energia e máxima extração

Ingenios Aguaí e El Ángel têm cases bem-sucedidos apresentados em seminário na Bolívia

Os cases bem-sucedidos nas áreas industriais de Vapor e Processos dos ingenios Aguaí, da Bolívia e El Ángel, de El Salvador, foram apresentados na tarde de hoje (23/3) pelo consultor da Pró-Usinas e da Soteica do Brasil, Décio Freitas durante o XVI Simpósio ATACBOL, que acontece na sede da União de Canavieiros Guabira Montero, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. O simpósio reúne empresas especialistas em etanol, bioeletricidade e biotecnologia do país sede, Brasil e outros países da América Latina.

LEIA MAIS > Bioenergética Aroeira aumenta moagem na safra 2023/24 e moderniza o COI

Freitas, que desenvolveu o tema “Optimización en tiempo real de los procesos de cogeneración, azúcar y etanol”, abriu sua palestra explicando o que é e a importância da Indústria 4.0 para o contexto das usinas de cana-de-açúcar.

LEIA MAIS > Com centro de operações unificado, Tereos estima economia de R$ 25 milhões por safra

Ele descreveu qual é o objetivo e os resultados que os profissionais da área industrial das usinas esperam da Indústria 4.0. “A expectativa é o aumento da eficiência através da otimização de toda a cadeia de produção, analisando dados complexos e trocando informações entre sistemas físicos e digitais para permitir ajustes de produção em tempo real através da utilização de máquinas inteligentes interligadas e ligadas à internet”, definiu Freitas.

LEIA MAIS > Usina Agropéu recebe Road Show da Transformação Digital

Para ilustrar o potencial desses ganhos o consultor da Pró-Usinas citou a Plataforma de Gestão Industrial Inteligente capaz de transformar plantas industriais em Ingenio 4.0 (Usina 4.0 em português) que é o S-PAA, única inteligência artificial que controla plantas inteiras de processo contínuo integrando as principais tecnologias da Indústria 4.0. A ferramenta está presente em mais de 90 plantas no Brasil e no exterior.

LEIA MAIS > Bambuí Bioenergia quer tecnologia e inovação para aumentar a eficiência da produção

Freitas destacou a utilização da Otimização em Tempo Real (RTO) nas planta industriais dos Ingenios Aguaí e Él Angel

Freitas comprovou a eficácia da ferramenta através dos cases da Aguaí, da Bolívia e da Él Angel, de El Salvador. No primeiro caso, ele destacou a utilização da Otimização em Tempo Real (RTO) na planta industrial do ingenio com foco no Controle de Processos.

LEIA MAIS > Ingenio San Diego busca mais eficiência industrial através da Otimização em Tempo Real (RTO)

De acordo com a apresentação os resultados da Él Angel mostram um ganho na eficiência energética do processo com a melhora do consumo de vapor na fábrica e consequente aumento da cogeração de energia. Além disso, houve uma estabilidade no processo industrial que proporcionou uma melhor condição operacional para todo o ingenio, o que em decorrência disso, fez com que os gestores decidissem implantar um novo gerador para aproveitar tanto a eficiência no consumo de vapor, quanto a maior estabilidade e precisão de controle que o S-PAA incrementou à planta industrial.

LEIA MAIS > Diretor industrial do Ingenio Magdalena recebe Road Show da Transformação Digital

No case da boliviana, Aguaí, foram exibidos os resultados que mostram como o ingenio focou no Processo, desde o Controle de pH, com maior estabilidade e redução do desvio padrão garantindo que o pH atingisse o set-point desejado tanto no Controle de Embebição, onde o sistema conseguiu colocar a água no processo no momento ideal garantindo a máxima extração e eficiência industrial e aumentando o fluxo de moagem. “Complementando esse trabalho de Embebição, o Fluxo de Caldo estabilizou o processo e reduziu perdas industriais. O balanço de vapor na Aguaí garantiu a máxima moagem da planta”, ressaltou Freitas encerrando a apresentação.