JornalCana

InfoCana discute modernização nas relações de trabalho

A modernização tecnológica e administrativa não tem, em diversas unidades de produção de açúcar e álcool, reflexo nas condições de trabalho. O alerta é do presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Rodolfo Tavares, que fará palestra sobre o assunto no Seminário InfoCana, dentro da programação do IV Seminário Nacional de Recursos Humanos no Agronegócio, que será realizado no dia 21 de setembro, a partir das 8h30, em Ribeirão Preto, SP, no Taiwan Centro de Eventos. Para Tavares, as empresas devem estar atentas ao cumprimento da legislação e à garantia de condições dignas para o trabalhador. Caso contrário, arcará com elevado ônus financeiro e institucional.

Durante a palestra “O Impacto da Modernização nas Relações do Trabalho no Agronegócio”, o presidente da Faerj falará, também, sobre a NR 31 – conforme a portaria 86 de 3 de março de 2005 – que estabelece as novas exigências para as áreas de saúde e segurança no trabalho agrícola. “Muitos produtores rurais e usinas não estão se preparando para o cumprimento das novas regras. Alguns itens já estão em vigor. Para outros, o prazo é de seis meses ou um ano a partir da publicação da portaria. Existem diversas mudanças em relação a alojamento, ergonomia, uso de implementos e aplicação de defensivos agrícolas”, exemplifica.

Tavares discutirá as conseqüências do processo de mecanização na agricultura, principalmente na cultura de cana-de-açúcar. Na opinião dele, a questão social não deve ser esquecida. “É preciso ter cuidado com a rapidez da mecanização, para que não sejam causados sérios problemas sociais. Este processo deve ser acompanhado pela requalificação profissional”, sugere ele, que é também presidente da Comissão Nacional das Relações do Trabalho e Previdência Social da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A responsabilidade social, as novidades e mudanças ocorridas na área de recursos humanos, a gestão estratégica de RH, entre outros temas, serão amplamente debatidos no Seminário InfoCana, promovido pela ProCana Informações e Eventos, empresa que publica o JornalCana e veicula o site www.procana.com.br . O evento conta com o apoio do Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria – Gerhai. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3968-4010 ou pelo e-mail eventos@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram