JornalCana

InfoCana 2003 mostra balanço altamente positivo

Foi realizada em Ribeirão Preto, entre os dias 16 e 18 de setembro último a primeira edição da Feira e Congresso Nacional sobre Gestão Sucroalcooleira, a InfoCana 2003.

O projeto, desenvolvido e promovido pelo JornalCana, foi o mais importante evento realizado até hoje no setor sucroalcooleiro dedicado exclusivamente à Gestão e teve por objetivo expor as mais modernas e eficientes ferramentas de gestão disponíveis no mercado brasileiro.

O evento compôs-se de um congresso e uma feira de exposição. Do congresso participaram 42 palestrantes, em dois auditórios simultâneos, para um público de 630 congressistas, divididos em 6 painéis tratando matérias como gestão estratégica, tecnologia da informação, gestão jurídica e tributária, finanças e comercialização, recursos humanos, e crédito de carbono em áreas agrícolas.

O painel de Gestão Estratégica foi aberto por conhecidos executivos que estão se consolidando como brilhantes conferencistas. André Beer, que trouxe na bagagem uma experiência de 17 anos como vice-presidente da General Motors e presidente da Anfavea e por Ozires Silva, homem que traz na mala experiência como ministro da infra-estrutura, presidente da Petrobrás, Embraer e Varig. O bate-bola entre ambos foi um momento magnífico. O módulo continuou com estrelas como Plínio Nastari (Datagro), Marcos Castellini (Andrade) e representantes das mais importantes empresas de consultoria do país, como KPMG, Price Waterhouse Coopers, e Trevisan, esta representada pelo seu próprio presidente, Antoninho Marmo Trevisan. Este painel tratou de temas como os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível, estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação, cenários e tendências de produção e preço para as próximas safras, reestruturação societária, fusões e aquisições como instrumento de equilíbrio e rentabilidade, sucessão familiar e até cases sobre como conduzir um processo de profissionalização da gestão e obter expressivos resultados a curto prazo.

O painel de Recursos Humanos, abrigou o Seminário Anual do Gerhai, Grupo de Estudos de Recursos Humanos da Agroindústria e contou com palestrantes do nível do professor Marco Aurélio Vianna, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano, Gilberto Dimenstein premiadíssimo jornalista da Folha de São Paulo, dentre outros.

O módulo de Tecnologia da Informação ocupou dois dias e apresentou cases e experiências de consultores, especialistas e profissionais do setor, como a aplicação de redes neurais no planejamento da colheita da cana-de-açúcar e a implantação da tecnologia ERP e sistemas especialistas da Oracle, Computer Associates, IFS, RM, dentre uma série de assuntos de atualizadíssima tecnologia.

A Feira, alocada em um local incomum para este tipo de evento, apresentou em um ambiente servido por ar condicionado, piso de mármore e banda larga de Internet instalada em todos os stands, os produtos de 22 empresas, dentre elas alguns gigantes do setor, como a Computers Associates, IFS, Datasul e Microsiga

Luciana Begnani da Computers Associates informou que a participação da CA na InfoCana foi muito positiva. “O que mais nos chamou a atenção”, disse ela “foi a qualidade do público, um pessoal seleto e de decisão. A InfoCana não é um feirão com um público imenso, que custa muito e gera pouco. Fizemos uma quantidade de contatos realmente significativa, com um nível de relacionamento muito elevado, com reais perspectivas de negócios e com uma representativa economia de tempo. Valeu e com certeza estaremos nas próximas InfoCana´s “

Segundo a pesquisa realizada, 72% dos expositores classificaram a qualidade do evento entre bom e muito bom, com um expectativa de negócios 60% dentro do que esperavam, com 61% já se comprometendo a estar presente na continuidade do projeto.

Adriano Cantadeiro da Markanti, Tecnologia, disse “Eu, com a Graça de Deus, superei as expectativas quanto ao público que recebi em meu stand. O público presente era de pequena quantidade, porém de altíssima qualidade e creio que para o meu negócio o que mais representa não é a quantidade e sim a qualidade. Prefiro receber em meu stand 10 pessoas de qualidade, que tenham poder de decisão, do que 100 pessoas que representam simplesmente quantidade, ou seja, curiosos.

Embora seja ainda a primeira edição, a InfoCana já apresentou um índice de satisfação considerável, pois 39% dos expositores já consideraram o público dentro de suas expectativas. Ao todo tem-se como expectativa o fechamento de negócios da ordem de R$ 1.040.000,00. Entretanto, o que mais chama atenção é a qualidade do público presente, pois 88% dos expositores classificaram o nível do público como bom e ótimo.

Para Edna Zaffalon da Power & Masters, “O pontapé inicial foi dado. O mercado precisava deste evento e o JornalCana soube ver esta necessidade e atendeu esta carência. Acertou em cheio. Os fornecedores deste mercado precisavam desta vitrine. Existem excelentes eventos voltados para tecnologia agrícola e industrial, mas ainda não existia nenhum voltado especificamente para gestão. Quanto ao público presente, as usinas enviaram gente escolhida a dedo. Normalmente as empresas enviam funcionários escolhidos pela disponibilidade ou facilidade para ir aos eventos, mas desta vez enviaram seus gerentes e executivos, gente com poder de decisão, que pesquisa, avalia e leva a tecnologia para dentro da empresa. Certamente apoiaremos as próximas feiras.”

A organização foi muito prejudicada pelo atraso da montagem dos stands provocado pela montadora contratada e recebeu uma avaliação menos consagradora nestes quesitos. Numa escala que ia de muito ruim até muito bom, foi avaliada com 35% entre bom e muito bom e 47% como regular. Nada que não se resolva com a contratação de uma montadora mais experiente.

O que deve permanecer da feira e do congresso é o que sintetiza e testifica Maurício Amorim da Dale Carnegie Course. “A Fenasucro está para a área industrial, como a Agrishow está para a área agrícola, assim como a InfoCana está e deverá consolidar a sua presença para a área da gestão, da administração, da informação.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram