JornalCana

Influência do dólar sobre preço do açúcar em NY se intensificou em 2016

O câmbio está tendo maior influência sobre os preços futuros do açúcar na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) na atual temporada. Por causa da maior oferta do produto em 2016/17, a remuneração do setor no Brasil, que lidera a produção e exportação mundial, depende mais do desempenho do dólar. Em geral, a moeda norte-americana e os preços da commodity oscilam em direções opostas, ou seja, quando a divisa sobe o açúcar tende a perder valor, já que favorece a exportação e eleva a oferta mundial.

O contrário também acontece: quando a moeda não estimula as vendas, a oferta cai e os preços do açúcar sobem. Cálculos feitos pelo Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostram que a correlação entre dólar e preços do produto ficou em -0,72 em 2016, ante -0,56 em 2015, quando o movimento cambial exerceu menos influência.

Conforme Michael McDougall, diretor de commodities do Banco Société Générale, a razão para esse comportamento está na maior produção de açúcar em 2016. “Em 2015 os preços (da commodity) estavam baixos, e as usinas brasileiras, muitas delas com problemas financeiros, preferiram fabricar etanol. No ano passado o mix mudou”, disse.

A explicação é simples: com mais açúcar sendo feito pelas usinas nacionais, maior é a influência do dólar sobre as vendas brasileiras, ditando, por vezes, o volume vendido no exterior.
O mais recente relatório da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) comprova isso. Na temporada 2016/17, iniciada em abril, até 31 de dezembro, aproximadamente 47% da oferta de matéria-prima foi direcionada para a fabricação de açúcar no Centro-Sul, contra 41% em 2015/16. É o maior porcentual desde o ciclo 2012/13. Consequentemente, a produção acumulada do alimento cresceu 16% na safra vigente, para 35,20 milhões de toneladas.

As informações são do Estadão Conteúdo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram