JornalCana

Inflação de transportes reflete variação atípica do álcool

O Grupo Transportes no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi influenciado indiretamente pelo comportamento atípico dos preços dos combustíveis em janeiro. O Grupo subiu 0,29% no mês passado, tornando-se a sexta desaceleração seguida e a taxa mais baixa desde a segunda quadrissemana de novembro de 2007 (0,13%).

“A desaceleração do Grupo está acompanhando a desaceleração do preço do álcool, que subiu 0,15% em janeiro, uma taxa bem baixa para este época do ano”, comparou o coordenador do índice, Márcio Nakane.

Para se ter uma idéia, em idêntico período do ano passado, o Grupo subiu 0,77% e, em 2006, 1,10%. Em janeiro deste ano, os gastos com veículo próprio – basicamente compra de combustíveis – subiram 0,28%, contra 0,92% em janeiro de 2007 e 1,35%, em janeiro de 2006.

Além do álcool, Nakane destacou que a gasolina colabora para este comportamento, ao apresentar queda de preços de 0,04%. A movimentação surpreende o coordenador porque esta época é de entressafra da cana-de-açúcar, o que tradicionalmente faz os preços subirem. Ele reforçou hoje a teoria apresentada na semana passada: a de que os usineiros por alguma razão, ainda desconhecida, estejam desovando os estoques. (Célia Froufe)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram