JornalCana

Inflação continua a cair lentamente e chega a 1,61% em fevereiro

A inflação do município de São Paulo retomou a tendência de desaceleração e ficou em 1,61% em fevereiro, segundo dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, divulgados hoje.

Trata-se da maior inflação para um mês de fevereiro desde o início do Plano Real. A taxa de fevereiro deste ano também ficou acima das estimativas feitas pelo coordenador da pesquisa de preços da Fipe, Heron do Carmo, que previa 1,5% para o mês, mas foi inferior à verificada em janeiro.

A inflação fechada de janeiro havia atingido 2,19%, maior do que a de dezembro (1,83%), porém menor do que em novembro (2,65%).

A desaceleração da inflação em fevereiro foi mais lenta do que se esperava, devido uma retomada de alta nos preços dos alimentos, puxada principalmente pelos produtos “in natura”, que foram afetados pelas chuvas.

O economista e coordenador da pesquisa de preços da Fipe, Heron do Carmo, chegou a projetar inflação de 1% para fevereiro.

Por grupos, as maiores altas do mês passado foram dos Transportes (4,46%). Os demais grupos apresentaram as seguintes variações: Alimentação (1,86%), Saúde (1,06%), Despesas Pessoais (1,05%), Vestuário (0,90%), Habitação (0,65%) e Educação (0,46%).

O IPC-Fipe é calculado com base na variação de preços de produtos e serviços usualmente consumidos por famílias com renda mensal entre 1 e 20 salários mínimos. (www.folha.com.br)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram