JornalCana

Inédito: CTC lança laboratório móvel para estudos da produção sucroenergética

O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira em parceria com a Finep, apresentou oficialmente nesta sexta-feira (02/09) o primeiro laboratório móvel do Brasil destinado à análises técnicas e científicas da produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol. O recurso que recebeu investimentos de R$ 1 milhão, possui alta tecnologia e poderá atender as empresas do setor em toda a fronteira agrícola da cana brasileira. Equipada com dezenas de instrumentos de precisão, a unidade móvel promove análises aplicadas à cana, palha, ao caldo, açúcar e etanol. Além de sacarímetro, prensa hidráulica, calorímetro, balança semianalítica e estufas, é dotada também de recursos de informática e internet, entre outros itens de ponta.

Tadeu Andrade, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento e atual diretor superintendente (interino) do CTC, afirma que o instituto está pronto para oferecer às unidades produtoras uma gama de análises até agora oferecida apenas pelo laboratório interno do CTC.

Segundo Andrade, o laboratório móvel – com quase 14 metros de comprimento – contribuirá principalmente para a otimização da pesquisa tecnológica para usinas, tanto no plano agrícola quanto no industrial. “As empresas agora reúnem condições de executar mais avaliações específicas, diretamente em seus sistemas industriais. Assim, podem obter representativa melhora em processos”, diz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram