JornalCana

Indústrias indianas apostam no álcool combustível

A Bajaj Hindusthan Ltd., a maior fabricante de açúcar da Índia, e usinas concorrentes pretendem mais do que dobrar suas vendas de etanol para atender às metas referentes a combustíveis alternativos do governo local, ajudando a elevar seus lucros num momento em que os preços do açúcar sofrem uma queda acentuada, segundo informações das agências internacionais.

As usinas indianas receberão a quantia extra de US$ 263 milhões em receita gerada pelo etanol durante o próximo ano, disse S.L. Jain, diretor-geral da Associação de Usinas de Açúcar da Índia às agências internacionais. Em maio passado, a Índia aprovou uma lei que exige que a gasolina seja misturada com 5% de etanol a partir deste mês.

A Índia vem se juntar aos Estados Unidos e à União Européia (UE) na ampliação do uso do etanol após a disparada dos preços do petróleo bruto. A Bajaj, que é uma das 10 maiores fabricantes mundiais de etanol, está tentando quase triplicar sua produção de biocombustíveis após os preços do açúcar demerara em Nova York terem recuado 41% depois de alcançarem sua maior alta dos últimos 25 anos em fevereiro passado.

Investidores como Bill Gates, Richard Branson e Vinod Khosla estão despejando milhões de dólares em empresas de biocombustíveis devido ao otimismo de que a utilização de combustíveis alternativos aumentará num momento em que os preços dos combustíveis sobem e os países endurecem suas normas de controle da poluição.

Cerca de 40% da gasolina comercializada nos EUA contém 10% de etanol, enquanto a UE quer que sua gasolina seja composta por 5,75% de biocombustíveis até 2010. No Brasil, 20% dos combustíveis automotivos vendidos são provenientes do etanol e a África do Sul poderá ordenar a utilização de combustíveis com mistura de etanol a partir do ano que vem.

A demanda mundial por etanol subirá 51%, para 54,5 milhões de toneladas até 2010, com a Ásia utilizando 7,5 milhões de toneladas, quatro vezes mais do que a demanda atual, segundo o Noble Group Ltd.

As destiladoras indianas são capazes de produzir até 1,3 bilhão de litros de etanol para ser utilizado como combustível por ano, disse Jain.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram