A Be8 conclui 20% da estrutura da produtora de etanol à base de trigo em Passo Fundo (RS).
Segundo a companhia, a conclusão dos 20% da estrutura foi na sexta-feira, 01 de agosto. A planta é a primeira de etanol à base de trigo.
“Hoje é uma data muito importante porque avançamos neste projeto ao cumprir 20% da estrutura, mas também porque hoje celebramos as novas misturas de 30% de etanol na gasolina e de 15% de biodiesel no diesel adotadas no país”, destacou, em nota, Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.
Por conta da conclusão da etapa da estrutura, a Be8 recebeu na sexta-feira, 01 de agosto, em sua área de obras, o prefeito de Passo Fundo (RS), Pedro Almeida, o vice-prefeito Volnei Ceolin, vereadores e representantes de entidades do município, para constatar os 20% da estrutura já construída. O evento também marcou o início das comemorações pelos 168 anos de Passo Fundo.
O complexo tem uma área de 45 hectares, o que equivale a 45 quadras urbanas. Com lançamento previsto para o final de 2026, a planta integrará a produção de glúten vital de trigo de alto valor, além de etanol e DDGs (Distiller’s Dried Grains with Solubles, ou Grãos Secos de Destilaria com Solúveis).
A unidade processará 525.000 toneladas de cereais de inverno anualmente, incluindo trigo, triticale e milho, para produzir 210 milhões de litros de etanol, 153.000 toneladas de farelo – conhecido como DDGS – e 27.000 toneladas de glúten vital.
Usina de etanol à base de trigo: infraestrutura e logística
Uma estrutura para distribuidoras que ainda não atuam na cidade será disponibilizada para melhorar a logística e ampliar a infraestrutura energética da região.
Segundo a assessoria da Be8, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT aprovou também o trevo de acesso à usina, às margens da BR-285, o que deve melhorar o tráfego de veículos pesados que transportarão os equipamentos, cuja chegada se intensifica a partir de setembro.