A Usina Vertente, pioneira na adoção da tecnologia S-PAA, celebra avanços significativos em sua jornada de transformação digital. Implementada em 2016, a tecnologia de Otimização em Tempo Real (RTO) posicionou a Vertente como a segunda usina no estado de São Paulo a adotar essa inovação, contribuindo para que se tornasse referência dentro do Grupo Tereos, onde o S-PAA agora se estende como uma ferramenta corporativa.
Sob a liderança de Pedro Ivo Palacio, a equipe da Vertente expandiu significativamente o uso do S-PAA, aplicando-o em pontos críticos da operação, como o Controle de pH, Mix e Evaporação. Essas inovações são parte de uma estratégia contínua de otimização que incluirá, na safra de 2024, novos desenvolvimentos no controle das Colunas de Destilação.
A integração eficaz da equipe é evidenciada em encontros regulares, onde supervisores, o time de automação e coordenadores de turno colaboram com Bruna Veronyka Costa Bulla, engenheira da Soteica, para adaptar a tecnologia aos desafios específicos da usina. Essas interações garantem que a solução não só atenda às necessidades operacionais, mas também que a equipe esteja alinhada com a estratégia global da usina.
Douglas Castilho Mariani, PhD e figura chave na implementação do S-PAA, comentou sobre o impacto das pessoas na transformação digital:
“Tive o prazer de acompanhar toda a jornada da Vertente, e o trabalho capitaneado pelo Pedro nos últimos anos só reforça a importância das pessoas na transformação digital, mostrando que a tecnologia está aí para empoderar gestores e coordenadores.”
Esses esforços refletem o compromisso da Usina Vertente com a melhoria contínua e a eficiência operacional, reforçando seu papel como líder na adoção de tecnologias inovadoras no setor sucroenergético.