Saiba como a Usina São José do Pinheiro  avança em processos eficiência térmica

Conforme a safra nordestina avança, as novas implementações e ampliações de escopo do RTO da Soteica do Brasil, o S-PAA, avançam nas usinas do Nordeste. Na Usina São José do Pinheiro LTDA. não é diferente.

Localizada em Laranjeiras (SE), a Companhia implementou na safra 2025/2026 o S-PAA na última área da planta em que este não estava atuante, a fabricação de etanol. Além dos avanços de escopo nas demais áreas.

Atualmente a Usina São José do Pinheiro LTDA. é a usina com mais laços em operação no Nordeste, com Laços Fechados em Embebição de Moenda, Sistema de Vapor, Geração de Energia, Fluxo de Caldo, pH, Fluxo de Xarope, Diluição de Méis, Multijatos, Cozimentos e agora Destilaria. A usina ainda tem a Rotação do 1º Terno e consequentemente o ritmo de moagem controlado pelo S-PAA.

A equipe liderada pelo Gerente Industrial Eduardo Saldanha vem utilizando a ferramenta como uma grande aliada na padronização operacional da planta, e o balanço em tempo real como norte para a melhorias contínuas nos processos.

Os resultados dessa parceria tecnologia vem aparecendo na eficiência térmica e de processos, e também no ritmo de moagem.

“A evolução que temos visto na São José do Pinheiro ao longo dos anos que estamos trabalhando com a expansão da implementação do RTO é empolgante. Mas não posso deixar de destacar que tal resultado não seria possível sem o envolvimento da equipe de gestão”, destaca Douglas Castilho Mariani, PhD, Head de Desenvolvimento e Implementação na Soteica do Brasil, desenvolvedora do S-PAA.

.
“Desde o princípio com Josilan Silva, Fábio Tadashi Oda e Eduardo Rocha no módulo de Energia, depois na sequência das implementações com o Ricardo Alexandre e Marcos Chagas, e agora com Matheus e Valmir, a atuação conjunta da equipe com a Soteica foi fundamental para potencializar o uso do S-PAA. Sempre sobre a liderança atenta de Eduardo Saldanha.
Vale lembrar também do apoio estratégico da consultoria de Koiti Oda em todo o processo.”

Do lado da Soteica vale destacar a atuação da engenheira Ana Flávia Baliski Pereira e do engenheiro Bruno Fiorucci Tarosso na evolução e melhoria contínua do modelo.