O MTA (Master of Technology Administration), primeiro curso brasileiro em Gestão de Tecnologia Industrial Sucroenergética, já iniciou sua turma de Sertãozinho (SP), no último dia 27 de março. O Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócioeconomia Rural do Centro de Ciências Agrárias – Campus de Araras da Universidade Federal de São Carlos é o responsável pela realização do curso.
Segundo os organizadores, o objetivo do curso é fornecer conhecimentos necessários à capacitação de profissionais para atuar no gerenciamento da produção sucroalcooleira.
O prof. Dr. Octávio Antonio Valsechi, coordenador, explica que para o incremento da produção, um dos fatores mais importantes é a qualidade e a capacitação do indivíduo atuante nas unidades produtoras que, em função do conhecimento e de boas práticas, contribuem sensivelmente para o aumento da produtividade. “Face à tradição que temos no setor e em função da experiência acumulada desde os tempos do IAA/PLANALSUCAR, estamos oferecendo o primeiro curso de Pós-graduação Lato sensu no Brasil, visando capacitar pessoas que atuam ou que almejam atuar neste setor produtivo proporcionando-lhes um aprendizado contínuo para acompanhar as mudanças técnicas, econômicas, institucionais e sociais que estão ocorrendo ou que ocorrerão”, enfatiza.
O curso tem 360 horas de aulas presenciais e é oferecido aos sábados alternados, nas cidades de Araras, Catanduva e Sertãozinho. O corpo docente é formado em sua maioria pelos professores do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócioeconomia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (DTAISER/CCA/UFSCar), renomados pesquisadores do antigo IAA/PLANALSUCAR. “Fazem também parte deste corpo docente, professores de excelência de outras universidades e profissionais competentes e qualificados em suas áreas de atuação”, explica.
Os tópicos abordados são: matéria-prima para a produção de açúcar e de álcool; produção de cana-de-açúcar orgânica; remuneração da matéria-prima; manejo varietal; mercados e perspectivas para açúcar, álcool e energia; o setor Sucroenergético e o mercado de carbono; preparo, extração e purificação do caldo; produção de açúcar; produção de etanol; controle de qualidade de produtos e subprodutos; operações unitárias no processo de produção; monitoramento e controle microbiológico em usinas; contaminação bacteriana na fermentação etanólica; fatores físicos e químicos que interferem na fermentação; floculação de leveduras na fermentação etanólica; perdas no processo; geração e co-geração de energia; gestão de insumos; gestão de água e de resíduos na indústria; novas tecnologias no setor sucroenergético; equipamentos utilizados no setor sucroenergético; gestão de recursos humanos; gerenciamento de projetos de pesquisa e de desenvolvimento; logística industrial; utilização da estatística no setor sucroenergético e metodologia científica.
As informações poderão ser obtidas junto à secretaria do curso pelo telefone (19)3543 2614 ou por e.mail para [email protected].