Raízen encerra operação de planta piloto de etanol de segunda geração

A Raízen S.A., joint-venture entre Cosan e Shell, decidiu descontinuar a operação da planta piloto de etanol de segunda geração (E2G) localizada no Parque de Bioenergia da Costa Pinto, em Piracicaba (SP).

O encerramento das operações da planta piloto está em comunicado ao mercado divulgado pela Raízen em 17 de janeiro de 2025.

O que diz o comunicado sobre a planta de E2G

  • A Raízen comunica aos seus acionistas e ao mercado que a planta piloto de etanol de segunda geração (E2G) localizada no Parque de Bioenergia da Costa Pinto (Planta 1), em Piracicaba (SP), terá sua operação recorrente descontinuada.
  • Quando a operação será descontinuada: a partir da próxima safra, com início em 1º de abril de 2025.
  • O que ocorrerá com a planta piloto: “passará a operar como uma unidade dedicada a testes e futuros desenvolvimentos do biocombustível.”

Planta piloto foi inaugurada em 2015

Inaugurada em 2015, a planta piloto de etanol de segunda geração do Parque de Bioenergia da Costa Pinto (Planta 1), denominada Copi, “passou por diversas transformações para aprimoramento e desenvolvimento de tecnologia de produção de E2G”, destaca o comunicado.

Esse desenvolvimento, segue, foi replicado em escala comercial na Planta de Bonfim (Planta 2), “que já está operacional, e nas Plantas Univalem (Planta 3) e Barra (Planta 4), que estão em fase de comissionamento e iniciarão operação após obtenção das autorizações necessárias.”

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

Editor do JornalCana