Indústria

Quem é o atual presidente do Conselho da Organização Internacional do Açúcar (ISO)

Edgar Herrera é o presidente do Conselho da Organização Internacional do Açúcar em 2025

O Conselho da Organização Internacional do Açúcar (ISO) é presidido em 2025 por Edgar Herrera.

Ele foi eleito durante a 64ª sessão do Conselho ISO em Londres, Inglaterra, em novembro útlimo.

“Sinto-me muito honrado com esta nomeação, que não só representa uma satisfação pessoal, mas também implica um merecido reconhecimento à indústria canavieira da Costa Rica e às milhares de pessoas que trabalham neste setor”, disse Herrera.

Quem é Herrera?

Edgar Herrera, 65 anos, é um executivo costarriquenho reconhecido por sua liderança no setor de cana-de-açúcar em nível nacional e internacional, destaca, em nota, a ISO.

Desde 2020, ele atua como Diretor Executivo e Comercial da Liga Agrícola e Industrial da Cana-de-Açúcar (LAICA) na Costa Rica.

Na LAICA, ele conduziu a transformação dos processos logísticos, de produção e comerciais em todo o setor.

ISO integra 88 estados membros

A ISO é uma entidade intergovernamental composta por 88 estados membros que tem como objetivo melhorar as condições do mercado global de açúcar, enfrentando desafios e promovendo a cooperação internacional.

A nomeação de Herrera reflete o reconhecimento global de sua liderança e das contribuições da Costa Rica para o setor açucareiro internacional.

Mais sobre o novo presidente do Conselho da ISO

  • Herrera tem mestrado em Comércio Internacional e Comércio pela Texas A&M University, nos Estados Unidos, e é bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Finanças.
  • Ao longo de sua carreira, ocupou cargos altamente estratégicos, incluindo a participação na privatização de empresas públicas na Costa Rica por meio da Fiduciaria de Inversiones Transitorias S.A. (FINTRA), apoiada pela US AID. (FINTRA), apoiada pela US AID
  • e, nessa capacidade, liderou grandes transformações em empresas industriais importantes e importantes, como Aluminios Nacionales (ALUNASA),
  • Cementos del Pacífico (CEMPASA),
  • Fertilizantes de Centroamérica (FERTICA) e
  • Central Azucarera Tempisque S.A. (CATSA).
  • Além disso, por mais de 18 anos, atuou no Conselho de Administração da Lincoln School, ocupando duas vezes o cargo de Presidente.
  • Durante sua gestão, supervisionou o desenvolvimento e a modernização dessa prestigiada instituição educacional internacional, destacando a execução de projetos significativos de infraestrutura e expansão.

Herrera em nível internacional:

  • Durante vários anos, em nível internacional, Herrera representou a LAICA em diversas organizações, como a Organização Mundial de Pesquisa do Açúcar (WSRO),
  • a Associação Centro-Americana de Açúcar (AICA) e
  • a União Latino-Americana de Produtores de Açúcar (UNALA).
  • Além disso, ele presidiu o Grupo de Produtores de Etanol da CBI por quatro anos, representando a América Central e o Caribe no setor de etanol nos Estados Unidos.

Ênfase na cana em Costa Rica

Ao longo de sua carreira profissional, Herrera deu ênfase especial ao desenvolvimento sustentável do setor de cana-de-açúcar da Costa Rica, que é composto por mais de 6.000 produtores independentes, a maioria deles de pequeno e médio porte.

Sua liderança tem sido fundamental para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade desse setor, um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico do país.

Sob sua direção, o LAICA implementou rigorosos padrões de qualidade, segurança alimentar e sustentabilidade, posicionando a Costa Rica como líder regional na produção de açúcar e solidificando sua liderança em práticas inovadoras e sustentáveis no setor.

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

Editor do JornalCana