Indústria

Produção de etanol chega a 36,83 bilhões de litros, a maior da história

Produção de etanol no ano passado foi 4,4% acima da registrada em 2023

Produção de etanol chega a 36,83 bilhões de litros, a maior da história
Cortesia-UNICA-Foto-Tadeu-Fessel

A produção de etanol atingiu 36,83 bilhões de litros em 2024, 4,4% acima do registrado no ano anterior.

A oferta do biocombustível no ano passado fica marcada, também, como a maior da história, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), que apresentou nesta terça-feira, 28, os principais destaques do setor em 2024.

Do total fabricado em 2024, 7,7 bilhões de litros foram produzidos a partir do milho, o que representa um aumento de 32,8% em relação ao ano anterior.

Os indicadores consolidam o Brasil como o segundo maior produtor do mundo no ranking liderado pelos Estados Unidos.

Paridade de preços: melhor competitividade desde 2010

De acordo com a UNICA, em 2024 a paridade de preços do etanol hidratado em relação à gasolina C foi de 65,3%, a melhor competitividade registrada desde 2010.

No último ano, o consumo de combustíveis no Brasil atingiu a marca de 59,3 bilhões de litros pela frota de veículos leves (ciclo Otto), com destaque para oi o aumento de 5,4 bilhões de litros no consumo de etanol hidratado no País.

“Diante dos desafios no combate à mudança do clima, o etanol se apresenta como uma das soluções tecnológicas para uma mobilidade sustentável. Podendo ser usado puro, ou seja, o etanol hidratado, ou misturado à gasolina – etanol anidro –, o seu uso contribui de forma significativa para a redução das emissões de gases que agravam o efeito estufa e traz economia aos consumidores no abastecimento”, comenta Evandro Gussi, presidente da UNICA.

Produção de etanol terá leis que refletem novo momento

O ano também foi um marco para o setor com a aprovação e respectiva sanção de leis que refletem o novo momento do setor bioenergético brasileiro, entre elas o Combustível do Futuro, o Mover, o Paten, a reforma tributária e o aperfeiçoamento do RenovaBio.

“São passos muito importantes do Congresso e do Governo Federal rumo à mobilidade sustentável e à economia de baixo carbono”, destaca Evandro Gussi.

Campanha Vai de Etanol

Com o mote “É bom para todo mundo e pro mundo todo também”, a segunda fase da campanha #Vai de Etanol foca na estratégia de educação e fomento ao consumo consciente do biocombustível.

Estrelada pelo jornalista e apresentador Tadeu Schmidt, ela está desenvolvida a partir de quatro pilares: Sustentabilidade, Biocombustíveis, Brasil e Motor. Já os slogans são: “Vai pelo planeta”, “Vai pelo Brasil”, “Vai pelo meio ambiente” e “Vai pelo seu motor”.

Para engajar o público, Schmidt entrevista especialistas de diferentes áreas para explicar os benefícios do etanol para o carro, bolso, meio ambiente e indústria brasileira. A campanha terá presença em diversas mídias, sempre com tom educativo e convidativo a uma reflexão mais profunda sobre o tema. 

“Queremos mostrar ao consumidor que, enquanto outros países começam a seguir o nosso exemplo, o Brasil possui uma solução pronta e economicamente viável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Nosso país tem um grande ativo sustentável, que fortalece sua indústria e movimenta seu mercado interno. E é nosso objetivo levar essa conscientização ao consumidor”, comenta Gussi.

Benefícios do etanol

Os benefícios ambientais do etanol se traduzem em números:

  • desde que a tecnologia flex foi lançada no Brasil, permitindo que os carros circulassem com etanol ou gasolina ou ambos, em qualquer proporção, mais de 710 milhões de toneladas de CO2eq deixaram de ser lançadas na atmosfera, impactando positivamente na saúde de milhões de pessoas e no meio ambiente.
  • Para atingir a mesma economia de CO2eq, seria preciso plantar cinco bilhões de árvores nativas e mantê-las em pé por 20 anos.
  • Além disso, os brasileiros economizaram cerca de R$ 130 bilhões pelo uso de etanol desde 2003.