Indústria

Mesmo com alta na produção da Índia, açúcar deve ter déficit; saiba aqui

Déficit na oferta global de açúcar é previsto pela Organização Internacional do Açúcar (ISO)

Mesmo com a previsão de alta na produção na temporada 2025/26 na Índia, Tailândia e Paquistão, o açúcar deverá registrar déficit global no ciclo que começa oficialmente em 1º de outubro.

No caso, a previsão é de déficit global de 200 mil toneladas, segundo projeção da Organização Internacional do Açúcar (ISO) destacada pela União dos Produtores de Açúcar da Rússia.

De quanto foi o déficit global de açúcar na safra 2024/25? Foi de 4,9 milhões de toneladas.

Por que há previsão de déficit agora?

O fator fundamental que influenciou a formação do déficit na nova temporada foi a produção mundial de açúcar projetada em 180,6 milhões de toneladas com a demanda mundial estável formada por açúcar no nível de 180,8 milhões de toneladas.

Qual é a estimativa de produção global de açúcar?

A produção mundial de açúcar na temporada 2025/26 é estimada em 5,4 milhões de toneladas a mais do que a temporada 2024/25 devido ao aumento da produção de açúcar na Índia, Tailândia e Paquistão na nova temporada.

Ao mesmo tempo, uma redução na taxa de produção no Brasil não forneceu o suporte necessário para atingir o volume de produção mundial em um nível que garantiria o consumo de açúcar no mundo, que aumentou em 0,8 milhões de toneladas em comparação com a temporada 2024/25. 

Como deve ficar o comércio do adoçante?

Espera-se que os volumes de comércio permaneçam estáveis ​​na safra 2025/26.

As exportações de açúcar totalizarão 63,9 milhões de toneladas, abaixo dos 63,3 milhões de toneladas da temporada passada.

Ao mesmo tempo, estima-se que as importações de açúcar se mantenham estáveis ​​em 63,8 milhões de toneladas. A relação estoques finais/consumo de açúcar na nova safra 2025/26 deverá cair para 50,95%, cerca de 10% menor do que a registrada nas últimas seis safras. 

De acordo com analistas internacionais, a previsão do balanço mundial de açúcar na nova safra 2025/26 não deverá ter impacto significativo nos preços mundiais do açúcar este ano.

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

Editor do JornalCana