De acordo com analistas internacionais da NDTV Profit e da Business Standard, a Índia planeja aumentar a produção de etanol para atingir 30% de participação de etanol no combustível até 2030, após atingir a meta de 20% em março de 2025.
A informação é divulgada no portal da União dos Produtores de Açúcar da Rússia.
Conforme a divulgação, o Ministério do Petróleo e Gás Natural da Índia disse que as discussões interministeriais resultaram em um acordo para aumentar a norma nacional de mistura de etanol no combustível para 30% até 2030.
Ampliar etanol na gasolina na Índia exige mais sacarose
Aumentar o teor de etanol no combustível exigirá, entre outras coisas, maiores volumes de sacarose necessários para aumentar a produção de etanol.
O aumento da produção de etanol de cana-de-açúcar e o declínio na colheita de cana-de-açúcar na atual temporada 2024/25 contribuíram para o declínio projetado na produção de açúcar no país.
Anteriormente, no final de março, a Associação das Usinas da Índia (ISMA) revisou novamente suas estimativas para a produção de açúcar na atual temporada 2024/25 para 26,4 milhões de toneladas, menos 3,5 milhões de toneladas de sacarose direcionadas à produção de etanol. Essa estimativa foi menor que a do ano anterior, quando o volume de produção de açúcar atingiu quase 32 milhões de toneladas, enquanto apenas 2,1 milhões de toneladas de sacarose foram utilizadas para a produção de etanol.
Na nova temporada 2025/26, a ISMA prevê um aumento na produção.
As condições climáticas favoráveis durante a temporada de monções de 2024 na Índia impulsionaram a semeadura de cana-de-açúcar, principalmente nos estados de Maharashtra e Karnataka, abrindo caminho para o início oportuno da temporada de colheita em outubro de 2025.
A renovação das plantações e a substituição de variedades de cana-de-açúcar por outras mais produtivas em Uttar Pradesh e outros estados do norte aumentarão a produtividade, o que ajudará a aumentar a produção de açúcar na próxima temporada.