Boletim do Ministério de Minas e Energia (MME), divulgado nesta semana, revelou uma queda de 8% no preço do etanol hidratado nos primeiros quatro meses do ano. De acordo com o documento, essa redução impulsionou um aumento expressivo nas vendas, chegando a 53,8% em comparação com o mesmo período de 2023. A queda no preço do etanol, por sua vez, impactou o consumo da gasolina C, que registrou uma diminuição de 6,7%.
Em relação ao uso de energia em veículos leves, do ciclo Otto, composta por gasolina, etanol e gás natural houve um aumento de 5,5%, puxado pelo maior consumo do combustível renovável. Essa tendência representa um avanço na busca por alternativas mais sustentáveis no setor de transportes.
O Boletim Mensal de Energia, elaborado pelo Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE) do MME, destaca a importância do Etanol na matriz energética brasileira e reforça a importância de políticas públicas que incentivem a produção e o consumo de combustíveis renováveis menos poluentes, como o etanol, para a construção de um futuro energético mais sustentável.