Etanol

Por que a Europa tende a focar o etanol

Diretor da Associação Europeia de Etanol destaca por que a Europa tende a focar o etanol no lugar da gasolina

Um ponto de virada para a Europa e os biocombustíveis? (A turning point for Europe and biofuels?, no original em inglês).

A pergunta dá título a artigo David Carpintero, diretor geral da Associação Europeia de Etanol Renovável (PURE), no Ethanol Producer Magazine.

Segundo o artigo, a Europa tende a forcar o uso do etanol.

Confira destaques do artigo que reforçam essa tendência..

  • “Diante de uma relação comercial transatlântica incerta, os líderes europeus começaram a repensar certas prioridades políticas de forma a enfatizar os ativos domésticos e a competitividade.”
  • “Para o setor de biocombustíveis da União Europeia (UE), isso deve ser uma boa notícia – afinal, qual a melhor maneira de obter independência energética, aumentar a segurança alimentar, valorizar a bioeconomia da UE, apoiar os agricultores e ajudar a reduzir as emissões do transporte do que com um recurso nacional como o etanol renovável?”
  • “Na verdade, embora a política da UE continue a dificultar injustamente a contribuição potencial dos biocombustíveis de origem vegetal para esses importantes esforços, ultimamente tem havido alguns sinais encorajadores de que talvez a maré esteja mudando.”
  • “Um exemplo foi em março, quando a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sinalizou uma mudança de alto nível na abordagem da UE em relação à desfossilização do transporte. Von der Leyen falou sobre a ‘necessidade de ouvir as vozes das partes interessadas que pedem mais pragmatismo nestes tempos difíceis e neutralidade tecnológica, especialmente quando se trata das metas de 2025’ para reduzir as emissões dos carros.”
  • “De fato, os veículos híbridos são agora a categoria número um de vendas de carros novos na UE, representando 35,2% das vendas até agora em 2025 e “permanecendo a escolha preferida entre os consumidores da UE”, de acordo com a ACEA, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.”
  • “Os carros a gasolina, híbridos a gasolina e híbridos plug-in juntos representam mais de 71% dos carros novos. Esses veículos ficarão nas estradas por muito tempo, e a maneira mais imediata e econômica de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa é com etanol renovável.”
  • “É importante ressaltar que esses carros podem funcionar com combustíveis renováveis que estão prontamente disponíveis e proporcionam uma redução imediata de GEE. Mesmo depois de 2035, os híbridos plug-in que funcionam com uma mistura de bioetanol e bionafta 100% renováveis atenderão aos requisitos regulatórios de neutralidade de carbono.”
  • “Todos na Europa saem ganhando: empresas automotivas, motoristas, agricultores cujas plantações produzem combustível renovável.”

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

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