Açúcar e etanol

Boletim Mensal de Energia mostra aumento do consumo do etanol no país

Documento divulgado pelo MME, nesta quinta-feira (16/05), aponta que esse crescimento foi de 31,1% só em janeiro de 2024, contribuindo para a redução da emissão de CO2

Boletim Mensal de Energia mostra aumento do consumo do etanol no país

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta quinta-feira (16), o Boletim Mensal de Energia, referente a janeiro de 2024. O documento traz como um dos destaques o aumento de 31,1% no consumo do etanol automotivo, na comparação com o mesmo período de 2023.

Em nota o MME ressalta a importância do feito. “A maior participação do combustível renovável é um sinal positivo para o país, pois demonstra a importância e o potencial do etanol brasileiro no processo de descarbonização do setor de transporte, com consequências benéficas ao meio ambiente, como a diminuição das emissões de CO2. Os dados de janeiro também apontaram para uma redução do preço do etanol hidratado em cerca de 12%”, afirma.

O uso de energia em veículos leves, do ciclo Otto (gasolina, etanol e gás natural), também apresentou um aumento da ordem de 9,7%, puxado pelo maior consumo do combustível renovável. Segundo o boletim, houve uma redução na utilização da gasolina C (queda de 2,6% em relação a janeiro do mês anterior), mas que não chegou a afetar esse crescimento.

É possível observar, ainda, um aumento no consumo do etanol a partir de agosto de 2023. O gráfico também demonstra que o mês de janeiro de 2024 apresentou o maior consumo em relação aos três anos anteriores. Veja o gráfico.

O Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE), da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME).

Acesse aqui o site do Boletim Mensal de Energia.

Gráfico sobre o consumo anual de etanol automotivo.