Confira no vídeo a seguir como ocorre o processo de produção de etanol de segunda geração a partir do bagaço de cana-de-açúcar.
As imagens foram captadas na Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP).
Quem é o CTBE
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) realiza pesquisa e desenvolvimento tecnológico de excelência na área de bioenergia.
Aberto a usuários externos, o CTBE foi inaugurado em 2010 com o objetivo de contribuir para a competitividade brasileira na produção e conversão industrial de biomassas em combustíveis (primeira e segunda geração), eletricidade e compostos derivados da química verde.
Um dos diferenciais das instalações do CTBE é a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP). Tal ambiente, singular no Brasil, permite o escalonamento de processos (escala semi-industrial – 300 litros) relacionados à conversão de biomassa em etanol de segunda geração e outros produtos ligados à bioeconomia.
O segundo eixo de atuação aborda a pesquisa e o desenvolvimento internos.
O CTBE estruturou três divisões de pesquisa voltadas às áreas agrícola, industrial e avaliação tecnológica.
O CTBE integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social qualificada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).