Em pouco mais de um ano de atuação no segmento de comercialização varejista de energia, a Tereos já atende a mais de 100 pequenos e médios negócios conectados à alta tensão, como lojas, hotéis ou pequenas indústrias.
Nos próximos dois anos, a empresa planeja aumentar esse número em dez vezes, chegando a cerca de 1000 clientes nesse perfil.
Desde que recebeu a habilitação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para atuar como varejista, a empresa passou a ter disponibilidade para oferecer energia diretamente para os clientes dentro desse perfil. E uma energia sustentável: produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar.
Além de ser mais limpa, a energia também é mais barata e pode chegar a ter um custo até 40% menor para quem contrata.
“Nos últimos anos, temos atuado de forma crescente no setor elétrico, com contratos de longo prazo no mercado regulado e aumentado cada vez mais a nossa participação no mercado livre. Essa expansão é fruto de uma estratégia alinhada ao nosso compromisso de acelerar a transição energética, levando a nossos clientes uma energia produzida a partir de uma fonte renovável, com menor emissão de carbono”, destaca Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.
Tereos: 60% da energia feita na 24/25 foi exportada
Atualmente a companhia participa tanto do mercado livre quanto do mercado regulado e ainda produz energia suficiente para suprir às necessidades de suas unidades industriais, localizadas no noroeste paulista.
Na safra 2024/25, a Tereos produziu 1.600 GWh, sendo que cerca de 60% dessa energia foi exportada para o sistema elétrico brasileiro, para fins de comercialização e doação.
Desde 2022, ano em que o mercado livre de energia abriu suas portas para consumidores de alta tensão independentemente do tamanho da demanda, mais de 32 mil novos estabelecimentos aderiram a essa modalidade.
Adesão à Energia Sustentável
Em 2021, a Tereos recebeu a certificação I-REC (da sigla em inglês International Renewable Energy Certificate), sistema reconhecido globalmente que permite à companhia a garantia de que a energia produzida em suas unidades é proveniente de fontes renováveis.
Por meio da certificação, a empresa pode emitir certificados de energia sustentável para neutralizar emissões de carbono vindas do consumo de energia elétrica produzida por fontes não renováveis.
Desde então, cerca de 450 mil créditos de energia renovável foram comercializados pela empresa, resultando na compensação de 20,1 mil toneladas de CO², o equivalente ao plantio de mais de 804 mil árvores.
Parcerias e Futuro Sustentável
“Durante esse período, já estabelecemos 20 parcerias estratégicas e estamos orgulhosos em contribuir ativamente, ao lodo dos nossos parceiros, para um futuro mais verde e sustentável. Seguiremos investindo no setor elétrico com iniciativas que demonstrem um impacto ambiental significativo para as pessoas”, complementa Segantini.
A Tereos também já realizou parcerias para neutralizar emissões de eventos culturais e esportivos, como os festivais de música João Rock e Coala e as edições da Oktoberfest de São Paulo e Blumenau, e fornece energia sustentável para casas de show como o Espaço Unimed, em São Paulo.