Por meio de Comunicado ao Mercado divulgado nesta quinta-feira, dia 24 de julho, a Raízen oficializa a venda de 55 usinas de geração distribuída. Valor da negociação: R$ 600 milhões.
Confira destaques do Comunicado da Raízen:
- A Raízen S.A. (B3: RAIZ4) (“Raízen” ou “Companhia”), em conjunto com sua controlada Raízen Energia S.A. (“Raízen Energia”), comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, avançando na reciclagem do seu portfólio de ativos com foco na otimização da sua estrutura de capital, assinou, nesta data, a venda de 55 usinas de geração distribuída.
- As usinas, majoritariamente operacionais, têm capacidade nominal instalada agregada de até 142 megawatt-pico (MWp).
- A venda foi para a Thopen Energia S.A. (“Thopen”) e para a Gera Holding Desenvolvedora S.A.(“Grupo Gera”).
- Valor: nos termos dos contratos firmados, a Thopen e o Grupo Gera concordaram em adquirir, respectivamente, 44 e 11 ativos de geração distribuída, pelo valor agregado de aproximadamente R$ 600 milhões, sujeito a eventuais ajustes usuais para negócios desta natureza.
- Recebimento: a Raízen receberá os valores correspondentes à medida que as usinas forem transferidas da Companhia para os compradores, com conclusão prevista até março de 2026.
- Fim de joint venture: com isso, a Raízen conclui a venda de parcela relevante de seus projetos de GD e encerra a joint venture com o Grupo Gera, cumprindo seu objetivo de desenvolver projetos de geração distribuída e soluções de tecnologia relacionadas a contratação, gestão e consumo de energia elétrica.
- CADE: a conclusão das transações está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), bem como ao cumprimento das demais condições precedentes estabelecidas nos contratos. A Companhia manterá o mercado oportunamente informado sobre eventuais desdobramentos relevantes do tema.
- Quem assina o comunicado: Rafael Bergman, CFO e Diretor de Relações com Investidores.