A Guaraniplast, indústria localizada em Miraí – MG, é o primeiro consumidor de energia elétrica, no ambiente livre de comercialização, a receber o Selo Energia Verde referente à edição de 2022.
O Selo foi emitido hoje (22/03) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e faz parte do Programa de Certificação da Bioeletricidade, iniciativa da Associação em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).
A Guaraniplast adquiriu energia da comercializadora Prime Energy que, por sua vez, também foi certificada pela UNICA por adquirir energia em volumes equivalentes de usinas geradoras de bioeletricidade (energia elétrica produzida a partir dos resíduos da cultura da cana-de-açúcar), contribuindo para o desenvolvimento dessa fonte renovável na matriz elétrica brasileira.
Desde 2015, o Programa vem certificando usinas produtoras, comercializadoras e consumidores de energia renovável advinda da bioeletricidade produzida a partir da biomassa da cana, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Programa e contratos registrados na CCEE. Trata-se da primeira inciativa no mundo focada estritamente no setor sucroenergético, com renovação anual e sem qualquer custo para os agentes.
LEIA MAIS > Usina Coruripe capta R$ 100 milhões com “debêntures incentivadas”
Atualmente, 39 usinas produtoras de bioeletricidade sucroenergética detêm o Certificado Energia Verde. Isso permite que comercializadoras e consumidores do mercado livre que adquirem bioeletricidade dessas usinas possam receber o Selo Energia Verde da UNICA, conforme as diretrizes do Programa.
Essas 39 usinas certificadas devem produzir quase 8 mil GWh em 2022, equivalente a atender mais de 4 milhões de unidades consumidoras residenciais e a evitar a emissão estimada de quase 3 milhões tCO2, marca somente capaz de ser atingida com o cultivo de 19,5 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.
Confira a lista das usinas, comercializadoras e do consumidor certificados no âmbito do Programa de Certificação da Bioeletricidade UNICA/CCEE/ABRACEEL.