O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o ministro do Clima, Energia e Serviços Públicos da Dinamarca, Dan Jørgensen, assinaram no dia 7 de dezembro, em reunião em formato virtual, “Memorando de Entendimento entre Brasil e Dinamarca sobre Energias Renováveis e Transição Energética”.
Brasil e Dinamarca estiveram lado a lado no Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia, tendo liderado o eixo de transição energética. Ambos os países estão comprometidos com a promoção de uma transição energética justa, combinando a descarbonização com a inclusão social e econômica.
LEIA MAIS > Senado Federal aprova venda direta de etanol a postos
Os dois países vêm desenvolvendo trabalho bilateral na área de energias renováveis, com ênfase em energia eólica “offshore” e na conversão de resíduos em energia (“waste to energy”).
Missão técnica do MME, liderada pelo secretário Adjunto de Planejamento Energético, Marcello Cabral, e integrada por técnicos do MME da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), visitou a Dinamarca, no período de 30/11 a 4/12, a convite da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA), com vistas a dar início ao estabelecimento de programa de trabalho para a cooperação.
A intensificação da cooperação energética entre Brasil e Dinamarca tem sido acompanhada por crescente interesse de grupos empresariais e investidores privados dinamarqueses no setor de energias renováveis brasileiro.