A holding turca Safi Holding planeja construir uma fábrica de açúcar no Cazaquistão, relata o centro de informações empresariais Kapital.kz com referência ao serviço de imprensa do Ministério da Agricultura.
Trata-se da sétima fábrica de açúcar anunciada no Cazaquistão, que já possui quatro unidades produtoras do adoçante.
A capacidade total das quatro fábricas é de processamento diário de 8,7 mil toneladas de beterraba e 2,4 mil toneladas de cana-de-açúcar.
Mais sobre a nova fábrica de açúcar
No caso do projeto da nova fábrica, ela foi tratada entre o chefe do departamento agrícola, Aidarbek Saparov, com o diretor executivo da empresa turca Safi Holding, Safi Atakan.
“A Safi Holding, uma das maiores holdings industriais da Turquia, está interessada em implementar um projeto para construir uma fábrica de açúcar de alta tecnologia com capacidade de produção estimada de até 140 mil toneladas de açúcar por ano. A capacidade de processamento será de 1 milhão de toneladas de beterraba. O volume de investimentos previsto é de 150 a 200 milhões de dólares”, informa o Ministério da Agricultura.
Atualmente, os investidores estão considerando possíveis regiões para a localização da planta.
Os principais fatores na escolha de um local são a disponibilidade de área suficiente para o cultivo de beterraba e o fornecimento de recursos de infraestrutura.
O Ministério da Agricultura da República do Cazaquistão confirmou sua prontidão em fornecer assistência total na implementação do projeto, inclusive por meio do fornecimento de medidas de apoio estatal dentro da estrutura da legislação vigente.
“Será fornecido suporte abrangente na implementação deste projeto”, enfatizou Aidarbek Saparov.
Por sua vez, Safi Atakan expressou gratidão pelo interesse demonstrado e observou que o Cazaquistão tem alto potencial agroindustrial, favorável ao desenvolvimento da indústria açucareira.
Projeto de fábrica com a Al Khaleej Sugar Company
Vale ressaltar que, no Cazaquistão, também está sendo analisada a questão da implementação de um projeto de investimento para a construção de uma usina de açúcar na região de Almaty, em conjunto com a Al Khaleej Sugar Company. O investimento proposto é de cerca de 493 milhões de dólares, com a criação de mais de 800 empregos permanentes.
Atualmente, há quatro fábricas de açúcar no Cazaquistão com uma capacidade total de processamento diário de 8,7 mil toneladas de beterraba e 2,4 mil toneladas de cana-de-açúcar.