Avançam as obras da primeira usina de etanol de Santa Catarina

Além da produção de etanol de milho, a usina também fabricará grãos para a produção de ração animal

Avançam as obras da primeira usina de etanol de Santa Catarina

Após a obtenção das licenças ambientais, já se encontra na fase de terraplanagem o projeto de construção da primeira usina de etanol do Estado de Santa Catarina.

A iniciativa vem sendo implementada pela Cooperativa Copercampos, localizada no município de Campos Novos, no meio-oeste catarinense.

Leia também:

MasterCana Brasil homenageia Arnaldo Jardim e Roberto

Rodrigues como “Mais Influentes da História do Setor”

Milho e trigo

O projeto prevê a produção anual de 3,7 milhões de litros de etanol hidratado e mais de 32 milhões de litros de etanol anidro, utilizando milho e trigo como matérias-primas.

Além da produção de etanol, a usina também fabricará grãos de destilaria para a produção de rações animais e terá capacidade de gerar cerca de 15 mil megawatts-hora de energia por ano.

Obra pioneira na região Sul

Nelson Cruz, gerente industrial da Copercampos, detalhou os objetivos do projeto: “Essa obra é pioneira na região sul do Brasil, onde iremos trabalhar com a produção de etanol, DDGS (grãos de destilaria) e óleo.”

“No início, a planta irá industrializar cerca de 250 toneladas de milho e trigo, sendo 30% trigo e 70% milho.”

Leia também:

23º SBA: evento apresenta inovações do setor industrial em Ribeirão Preto

Milho em etanol

Cruz ressaltou a importância do projeto para a região: “Estamos agregando valor ao produto local, garantindo um preço justo para os produtores e transformando o milho em etanol.”

“Com isso, iremos oferecer um combustível limpo, que terá um custo em torno de 50% do preço da gasolina, tornando-se mais competitivo e de qualidade.”

Em fase de terraplanagem

Atualmente, a usina está na fase de terraplanagem, e a parte civil da construção terá início em cerca de 60 a 70 dias.

Leia também:

bp bioenergy é indicada em 3 categorias do MasterCana Brasil

Apoio do Governo

O investimento total na usina é de aproximadamente R$ 200 milhões, com apoio do Governo do Estado, que está incentivando a realização do projeto em Campos Novos.

A montagem da planta está prevista para começar em março do próximo ano, com a operação iniciando em março de 2026 (saiba mais a respeito da usina aqui)