Gerentes e supervisores de usinas se reuniram em 24 de julho, na cidade de Sertãozinho (SP), para o treinamento de Controle Miocrobiológico promovido pela Alcolina em parceria com o Gegis – Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroenergético. O encontro, que contou com cerca de 50 participantes, teve como objetivo ressaltar a importância do trabalho no segmento.
O microbiologista Alexandre Colioni foi o palestrante. Durante sua explanação, buscou compartilhar resultados e experiências registrados pela empresa, contando com a interação dos participantes. “Considero esse treinamento uma oportunidade para troca de ideias. Conseguimos ouvir as novidades e também dificuldades diretamente dos clientes. É uma espécie de reciclagem, tanto para nós quanto para eles”, afirmou.
E este foi apenas o primeiro realizado pela Alcolina. Em 31 de julho, por exemplo, foi a vez de Dourados, no Mato Grosso do Sul, sediar o treinamento. “As condições de solo e clima são completamente diferentes de uma região para outra. Precisamos estar atentos e saber as dificuldades de cada área. Essa integração com as usinas é fundamental”.
Valdecir Pinheiro, gerente de campo da empresa, lembra que o setor busca aumento de produtividade e redução de custos. Neste contexto, frisa a importância do controle microbiológico. “Queremos auxiliar as unidades a entender melhor esta área, e claro, aprender também. Otimizar cada processo dentro das usinas é fundamental. A fermentação etanólica está faz parte deste contexto”.
Gustavo Guedes, gerente nacional de operações da Phibro, empresa parceira da Alcolina há mais de dois anos, esteve presente no evento. Ele fala sobre a oportunidade de reunir profissionais e especialistas do segmento. “Quanto maior for o contato com os clientes, no caso, as usinas, mais resultados em prol do setor sucroenergético vão surgir”, finalizou.
A Alcolina possui produtos para todos os processos das etapas de fabricação do açúcar e etanol. Com laboratórios equipados, consegue atender à necessidade especifica de cada cliente.