Açúcar e etanol

Exportações a árabes avançam 26% no semestre

No mesmo período, vendas brasileiras para todo o mundo crescem 1,4%

Imagem ilustra reportagem de tendência do mercado de açúcar
Arquivo

As exportações brasileiras para os mercados da Liga Árabe cresceram 25,8% no primeiro semestre do ano, totalizando US$ 11,217 bilhões, segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O resultado chama a atenção pelo fato de as vendas para o bloco terem avançado bem acima das exportações totais do Brasil, incluindo a liga, que cresceram no período somente 1,4%, para US$ 167,608 bilhões, e andaram de lado devido à desvalorização do açúcar, da soja e do milho, que registraram recordes de produção e menor demanda na China.

Na avaliação da entidade, o avanço nas vendas para a Liga Árabe é um indicativo da resiliência econômica da região, principalmente dos países do Golfo, que vêm se esforçando para manter suas economias aquecidas, inclusive remanejando recursos internos e buscando dinheiro estrangeiro, para manter o ritmo dos investimentos estatais para a transição econômica, rumo à era pós-petróleo.

“O crescimento das exportações aos árabes mostra que as principais economias da Liga Árabe seguem aquecidas, demandando alimentos para consumo próprio e para atividades de reexportação, que são componentes importante das economias do Golfo atualmente, além de minério de ferro, usado em projetos de infraestrutura”, afirma Tamer Mansour, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O executivo, no entanto, chama atenção para a baixa prevalência de produtos brasileiros nos segmentos de valor agregado. Ele menciona o caso do açúcar exportado aos Emirados Árabes. Segundo Mansour, boa parte do produto é atualmente matéria-prima para uma das maiores usinas do mundo, operada em Dubai, onde é refinado, embalado e exportado para outros países da Liga Árabe, da África e até para ex-repúblicas soviéticas.

Outro caso citado por Mansour são as vendas de gado em pé para a região, que, na prática, é o fornecimento de matéria-prima para frigoríficos participarem de mercados demandantes de produtos de valor agregado. “Alguns países têm enfrentado essa situação estabelecendo subsídios para a produção de valor agregado, assim como já é feito no financiamento do agronegócio, vendo nesse esforço um investimento na própria competitividade”, ressalta.

Ainda de acordo com o secretário-geral da Câmara Árabe, as recentes incursões da diplomacia brasileira nos países do Golfo criaram um ambiente propício a investimentos bilaterais, que podem, em última instância, incrementar o fluxo de produtos de valor agregado entre as duas regiões, modificando paulatinamente o atual perfil de comércio.

Mansour lembrou o caso da Embraer. A empresa vem verbalizando publicamente a intenção de ampliar sua presença na Arábia Saudita em função de uma possível venda do cargueiro militar KC 390 para o país, que incluiria a transferência de parte da fabricação do avião para o país da Península Arábica.

Ele também citou o caso da Refinaria Mataripe, na Bahia, que, após ser adquirida pelo fundo emirático Mubadala, passou a exportar crescentes quantidades de derivados petroquímicos aos Emirados Árabes Unidos, num fluxo que chamou a atenção da Câmara Árabe no acompanhamento rotineiro das estatísticas de exportação.

Há também a iniciativa da BRF de integrar uma joint-venture na Arábia Saudita para atuar no mercado de alimentos halal, o investimento da JBS numa fábrica de empanados de frango em Jeddah, no sudoeste do país, além de um aporte da catariana Nebras Power no Brasil, para a produção de energia verde, em joint-venture com a CEI Energética.

“O Brasil está conseguindo ampliar a exportação de valor agregado também por conta dessas parcerias, que devem se intensificar daqui para frente, inclusive, de forma cada vez mais recíproca, ou seja, nos dois lados da relação bilateral”, entende Mansour.