JornalCana

Indústria paulista fecha 2007 com 104 mil empregos criados

O nível de emprego da indústria de transformação do Estado de São Paulo caiu 3,39% em dezembro, após queda de 0,19% em novembro, nos dados sem ajuste sazonal, segundo levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). No mês passado, 76 mil postos de trabalho foram fechados.

Considerando os dados com ajuste sazonal, que elimina características específicas de cada período, o queda no emprego no mês passado foi de 0,94%. Com o resultado de dezembro, a indústria paulista fechou o ano de 2007 com expansão 0,01% na oferta de emprego, com a geração de 104 mil vagas.

Setores

Dos 21 setores que fazem parte da pesquisa, cinco tiveram desempenho positivo no mês passado, 15 setores mais demitiram do que contrataram e um ficou estável.

Dezembro foi um mês mais favorável para o setor de equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, que apresentou alta de 2,03%, seguido por veículos automotores (alta de 0,39%). No ano, o setor de outros equipamentos de transporte liderou a alta, com 23,56% de crescimento.

Na contramão, a maior queda percentual de dezembro foi verificada no setor de coque, refino de petróleo e produção de álcool, com recuo de 19,59%, e de alimentos e bebidas, com perda de 16,4%. (Ygor Salles)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram