JornalCana

Indústria busca liderar crescimento

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou um estudo no qual aponta que a expansão da economia brasileira em 2008 será liderada pela indústria. O mercado está impulsionado pelo consumo interno, pelo cenário favorável aos investimentos e pela demanda externa aquecida e tem estimativa de crescimento de 5%.

O mesmo percentual está previsto para a indústria e é superior aos 4,8% da agropecuária e os 4,5% do setor de serviços. A CNI estima também que o ritmo de crescimento das exportações será menor e as vendas externas alcançarão US$ 175 bilhões.

Segundo o estudo, o consumo das famílias terá um incremento de 6,2% em 2008 e será aquecido pelo emprego e o aumento da renda do trabalhador. Prevê ainda que a taxa média de desemprego atingirá 9% da população economicamente ativa, abaixo dos 9,5% estimados para 2007 e dos 10% registrados em 2006. Os técnicos da CNI também calculam que 2008 será um bom ano aos investimentos, que devem crescer 14%.

“O Sistema Indústria terá como meta para 2008 a ampliação da capacitação profissional e educação básica fornecida pelas unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria) em todo país. Com isso, pretendemos atender às novas demandas de mão-de-obra do setor industrial e impulsionar o crescimento projetado”, disse Armando Monteiro Neto, presidente da CNI.

Interior

As atividades industriais que mais têm gerado emprego no interior paulista são as direta e indiretamente ligadas à produção de açúcar e álcool, segundo Paulo Skaf, presidente da Fiesp e Ciesp (Federação e Centros das Indústrias do Estado de São Paulo). “Devido à instalação de dezenas de unidades de produção, o setor gerou, em 2007, 20 mil empregos permanentes e mais de 80 mil temporários, durante a safra. Os setores de produção de máquinas e equipamentos também têm contribuído para a criação de empregos na indústria paulista”, diz.

Criação de vagas é maior no setor

A indústria de transformação fechou 2007 com a geração de 394.584 novos postos de trabalho. No interior de São Paulo, indústrias de vários segmentos confirmam reforço na mão-de-obra. A Antonio Borin S/A Ind. Com. de Bebidas e Conexos, de Jundiaí, que produz entre outros produtos vinagre, teve crescimento de 9% na produção e no quadro funcional em 2007. Para 2008, Tadeu Vicente Lopes Borin, diretor da empresa, estima um crescimento de 25% em equipamentos e produção. Neste mês, a empresa já aumentou em 8% seu quadro funcional.

As indústrias do setor automobilístico foram as que mais cresceram em contratações em 2007, tanto as montadoras como as ligadas ao setor. A ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo, multinacional que fabrica peças forjadas e usinadas para a indústria automotiva e conta com um quadro de mais de 3 mil funcionários, entre janeiro e dezembro de 2007 precisou reforçar seu efetivo em 165 funcionários, um acréscimo de cerca de 5,7%.

A Bardella Plásticos, de Jundiaí, que fabrica retrovisores e afins para a indústria automotiva, cresceu cerca de 25% em 2007, com um aumento de 15% no seu efetivo, de acordo com o proprietário, Vlademir Bardela. Para 2008, ele estima o mesmo aumento na contratação de mão-de-obra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram