JornalCana

Indústria alimentícia da EU vê acordo com Mercosul prioritário

A Confederação das Indústrias européias Agroalimentares e de Bebidas (Ciaa) considera prioritário acelerar neste semestre as negociações de associação com os países do Mercosul.

A Ciaa enviou à presidência irlandesa da UE um memorando com suas prioridades semestrais, em que destaca a necessidade de reforçar “as relações econômicas com os países da América do Sul”, especialmente do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai).

Para as empresas alimentícias, o “Mercosul é um mercado atrativo apesar das dificuldades econômicas de alguns de seus membros; mas por enquanto, a balança comercial para produtos agrícolas aponta um déficit para a UE”, segundo o texto.

As indústrias avaliam a aceleração das negociações e o objetivo de finalizá-las em novembro. Além disso, apóiam as “ambições” da UE em questões como a legislação alimentícia, os produtos fitosanitários, veterinários e as normas de higiene.

Elas defendem uma melhora na oferta do Mercosul e o avanço na liberalização para produtos transformados.

A Ciaa também considera prioridade impulsionar as negociações dentro da Organização Mundial do Comércio (OMC) e os acordos de associação.

Outras preocupações para a Ciaa são as novas propostas sobre informações nutricionais nos alimentos e a aplicação da regra sobre a indicação dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) para os consumidores. (Fonte: Agência EFE)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram