JornalCana

Índice de Preços ao Produtor é o maior desde janeiro de 2014

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) disparou em setembro para 3,03%, a maior alta na série iniciada em 2014, destacou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto, o indicador tinha subido 0,96%. No ano, o IPP avançou 7,8% e, em 12 meses, registrou elevação de 9,44%.

Entre as 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação, 22 apresentaram variações positivas de preços em setembro. Foram destaque a indústria extrativa, que subiu 12,5% ante o mês anterior; fumo, com elevação de 8,38%, outros equipamentos de transporte, com alta de 7,95%, e alimentos, com elevação de 5,48%.

A desvalorização cambial de 11% no mês foi o principal fator para a escalada do índice. O grupo alimentos, no entanto, também recebeu outros impactos, segundo o levantamento. O açúcar cristal subiu porque parte da produção de cana está sendo direcionada para o etanol. Já as carnes de bovinos frescas ou refrigeradas estão sendo direcionadas para o mercado externo, diminuindo a oferta interna e pressionando os preços.

Entre as grandes categorias econômicas, a alta de 3,73% em bens intermediários teve o maior peso. Bens de capital subiram 2,92% em setembro, bens de consumo duráveis aumentaram 0,67% e bens de consumo semi e não duráveis registraram elevação de 2,30%.

O IPP mede a variação dos preços dos produtos na porta de fábrica, sem impostos e fretes.

Fonte: (Valor)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram