
Os empreendimentos de usinas de etanol avançam na Índia. E elas crescem também junto a fabricantes de açúcar.
É o caso da Usina de Açúcar Pipraich, que se prepara para diversificar sua produção, indo além do açúcar, com o lançamento da produção de etanol.
Quando estiver em operação, a destilaria produzirá 120 mil litros (quilolitros) de etanol por dia (kLPD), fortalecendo a capacidade de produção de biocombustíveis do estado e melhorando a estabilidade financeira da usina.
Apoio Governamental à Produção de Etanol
O governo estadual tem apoiado repetidamente o projeto de etanol com alocações financeiras nos últimos anos.
Exemplo: o governo de Uttar Pradesh destinou 250 milhões de rúpias no orçamento estadual de 2026-2027 para a construção de uma nova destilaria nas instalações, destaca o site da Chemical Industry Digest.
Com o novo financiamento aprovado, as autoridades pretendem acelerar a construção e o comissionamento.
É importante destacar que a nova unidade deverá garantir pagamentos mais rápidos aos produtores de cana-de-açúcar, reduzir a inadimplência e gerar empregos locais, destaca o site.
Ao criar novas fontes de renda por meio do etanol, a usina poderá estabilizar as receitas e fortalecer a economia rural em torno de Pipraich.
Detalhes da Nova Usina de Etanol em Pipraich
A nova instalação converterá diretamente o caldo de cana-de-açúcar em etanol, permitindo maior valor agregado e apoiando o programa de mistura de etanol da Índia.
Com a mistura de etanol ganhando prioridade nacional, a futura destilaria posiciona Pipraich no centro da estratégia de biocombustíveis de Uttar Pradesh.
À medida que a construção avança, o projeto promete fortalecer a renda dos agricultores, apoiar as metas de energia limpa e garantir a viabilidade a longo prazo da histórica usina de açúcar.