
A Bharat Petroleum Corporation Limited (BPCL) realizou evento em 06 de janeiro, com a presença de representantes do governo, para o lançamento de seu primeiro transporte de etanol (bioetanol) produzido na biorrefinaria de Bargarh, cidade e distrito indiano em Odisha.
Trata-se de etanol de primeira geração (1G), cujo transporte foi por meio de caminhão-tanque entre a biorrefinaria de Bargarh para o depósito IOTL em Raipur, cidade capital do estado de Chhattisgarh, na Índia central.
O carregamento do bioetanol exemplifica passo progressivo para o setor de biocombustíveis da Índia.
Este marco está alinhado com o Programa de Gasolina Misturada com Etanol (EBP), uma iniciativa fundamental do Governo da Índia que visa reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, destaca o portal ChiniMandi.
O evento foi marcado por Sanjay Khanna, Diretor (Refinarias) e também Presidente e Diretor Executivo da BPCL.
Expansão da BPCL no Setor de Biorrefinarias
Durante sua visita, Khanna inspecionou as instalações da biorrefinaria e elogiou os esforços dedicados das equipes do projeto e de operações, cuja execução coordenada possibilitou esse marco.
Ele enfatizou o compromisso contínuo da BPCL com a inovação, a sustentabilidade e a segurança energética, reforçando o papel da empresa no desenvolvimento econômico e ambiental de longo prazo da Índia.
Iniciativas e Sustentabilidade
A Bharat Petroleum tem expandido ativamente suas capacidades de biorrefinaria nos últimos anos, refletindo a estratégia da empresa de diversificar as fontes de energia e apoiar as determinações governamentais sobre combustíveis renováveis.
Veja vídeo divulgado em 2024 com a implantação da biorrefinaria: