JornalCana

Índia vai construir 20 destilarias de álcool

A Índia deve construir mais 20 destilarias para álcool antes do final do ano, informou J. L. Jain, diretor da Associação dos Usinas Produtoras de Açúcar da Índia, às agências internacionais. Atualmente, a Índia tem 10 destilarias. Um dos maiores produtores de açúcar da Ásia, os indianos pretendem reduzir a dependência de petróleo. Representantes indianos estiveram no Brasil este ano interessados na tecnologia brasileira para álcool.

Para Ângelo Bressan, diretor de açúcar e álcool do Ministério da Agricultura do Brasil, assim como os Estados Unidos e Tailândia, a Índia tem recursos próprios para produzir álcool.

A partir de janeiro de 2003, nove províncias e quatro uniões federativas indianas devem fazer a mistura de álcool na gasolina em até 10%, como já ocorre no Brasil. A iniciativa do setor sucroalcooleiro daquele país deve somar esforços à intenção do setor de utilizar mais álcool.

O governo quer reduzir a dependência de petróleo do mercado internacional. Segundo Jain, as 30 destilarias deverão produzir cerca de 300 milhões de litros de álcool, um pouco abaixo da expectativa inicial de 325 milhões de litros. No entanto, esse volume será suficiente no início para atender as 13 províncias. Boa parte das destilarias deverá ser construída em Uttar Pradesh, Maharashtra e Tamil Nadu, principais regiões produtoras de açúcar do país.

Segundo analistas de mercado, se os principais países produtores de açúcar reduzirem a produção para se dedicar ao álcool, o oferta mundial poderá se equilibrar nos próximos anos. Além da Índia, Tailândia, Estados Unidos, França e Suécia, além da Austrália.

Álcool*

(participação mundial em bilhões de litros em 2001)

África: 0,5 (Volume) 1,6 (%)

Ásia: 6,0 / 19,1

América: 20,6 / 65,4

Europa: 4,2 / 13,3

Oceania: 0,2 / 0,6

Total: 31,5 / 100,0

* produção total do tipo anidro, hidratado e outros fins

Fonte: Unica

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram