Mercado

Índia terá produção maior de açúcar em 2006/07

A produção de açúcar da Índia na safra 2006/07 pode alcançar 27 milhões de toneladas, ante 21 milhões em 2005/06, o que ajudaria a criar um excedente global no novo ano comercial, de acordo com informações da consultoria alemã F.O. Licht às agências internacionais.

Segundo a consultoria, os altos preços internacionais do açúcar, que no mercado de Nova York atingiram uma máxima de 25 anos em fevereiro, fizeram com que países produtores, como a Índia, aumentassem a área de plantio. As condições climáticas também têm sido favoráveis.

Os estoques mundiais de açúcar, que permaneceram inalterados no ano que termina em setembro, mostram que o mercado global está equilibrado no atual ano comercial, apesar de previsão anterior de déficit devido a secas que atingiram vários países.

A maior produção de açúcar na Índia deverá gerar um excedente no país, o que pode causar dificuldades para algumas usinas, especialmente se o país não suspender a proibição às exportações do produto.

Para a União Européia, a consultoria prevê queda na produção para 16,5

milhões de toneladas no ano que vem, ante 21,9 milhões anteriormente. A menor produção do bloco será, contudo, compensada por produções abundantes em vários países, incluindo Brasil, China, Tailândia, Rússia e Ucrânia. A China deverá produzir em 2006/07 cerca de 11 milhões de toneladas, aumento de 20%. A Tailândia produzirá 6 milhões de toneladas.

Banner Revistas Mobile