JornalCana

Índia se distancia do Brasil e deixa grupo de países especulativos

A classificação da dívida de longo prazo em moeda estrangeira da Índia foi elevada para “grau de investimento Baa3” pela Moody s Investors Services.

Segundo a agência, a Índia atingiu o “grau de investimento” em seus títulos da dívida externa após elevar as reservas do país para quase US$ 100 bilhões. “Esta quantia é mais que o dobro do valor das obrigações externas do país no próximo ano”, disse a Moody s em um comunicado.

O grau “Baa3” é a menor classificação na escala de “grau de investimento”, que representa a faixa mais alta de classificação de crédito de um país. A classificação anterior da Índia era “Ba1”.

Brasil

A classificação de risco dos títulos soberanos do Brasil em moeda estrangeira pela Moody s é “B2” com perspectiva estável.

Segundo a Moody s, os títulos com classificação “B” geralmente não são recomendados para investimentos. O indicador “2” significa que os títulos estão cotados em um posição média dentro da categoria. O próximo grau natural para uma elevação do Brasil seria “B1”, pelos padrões da Moody s.

A classificação da dívida em moeda estrangeira do Brasil está a cinco níveis (“B1”, “Ba3”, “Ba2”, “Ba1” e “Baa3”) do “grau de investimento” conseguido pela Índia.

“Rating”

Um “rating” em moeda estrangeira é uma classificação que aponta a capacidade de um país ou empresa de pagar as obrigações em moeda que não seja a local.

No caso do Brasil, qualquer empresa que desejar uma classificação de títulos em moeda estrangeira será limitado ao teto da nota soberana dos bônus do país de origem, ou seja, “B2”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram