Mercado

Índia prorroga por mais 9 meses isenção para importação de açúcar

A Índia, maior consumidor mundial de açúcar, vai prorrogar por nove meses a isenção de tarifas sobre as importações de açúcar demerara a fim de evitar o agravamento da escassez do produto, disse um alto funcionário do governo indiano.

As aquisições no mercado internacional podem ser feitas sem qualquer tarifa até 31 de dezembro de 2010, e a decisão nesse sentido será em breve oficializada, segundo a fonte, que preferiu não ter seu nome revelado pelo fato de a informação ainda não ter sido tornada pública.

O açúcar quase duplicou de preço este ano, alcançando sua maior alta de 28 anos no mês passado em Nova York, uma vez que a seca da Índia e o excesso de precipitações no Brasil, respectivamente o segundo maior e o maior produtor mundial, comprometeram as safras de cana-de-açúcar. “O país asiático continuará sendo o maior comprador, com um déficit de 8 milhões de toneladas na safra 2009-2010”, disse o C! zarnikow Group Ltd. no mês passado.

O contrato de açúcar demerara, ou não refinado, chegou a subir 1,6%, para 23,30 centavos de dólar por libra-peso, e estava sendo negociado a 23,12 centavos de dólar a libra-peso no fechamento em Mumbai.

A Índia se tornou uma compradora líquida de açúcar pela primeira vez desde 2006, uma vez que sua produção caiu por dois anos-safras seguidos em relação ao pico de 2006-2007. As chuvas mais fracas desde 1972 prejudicaram a produção agrícola, inclusive a de cana, agravando o déficit.

A produção de açúcar indiana deverá ser de 15 milhões a 16 milhões de toneladas no ano-safra a encerrar-se em setembro do ano que vem, inferior à estimativa anterior de 18 milhões de toneladas.

Copersucar

A adesão da Pioneiros Bioenergia à Copersucar S.A., anunciada na semana passada, eleva o número de unidades produtoras associadas para 35 e melhora as perspectivas de faturamento da Copersucar para a safra 2009/2010. Com a nova associad! a, que tem capacidade para processar dois milhões de toneladas de cana por ano e produzir 1,8 milhão de toneladas de açúcar e 66 milhões de litros de etanol, a projeção para a atual safra aponta para moagem de 79 milhões de toneladas de cana com faturamento pela Copersucar de R$ 8,5 bilhões, aumento de 61% em relação à safra anterior.

Com a nova associada, a Copersucar contabiliza 35 unidades produtoras localizadas nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Dessas, 13 unidades se associaram nos últimos quatro anos.

Banner Revistas Mobile