JornalCana

Índia pode ter que importar açúcar em 2012/13, estima corretora

A Índia, segundo maior produtor de açúcar do mundo, pode ter que importar ofertas em 2012/13, após duas temporadas consecutivas de produção abundante, afirmou hoje Jonathan Kingsman, executivo-chefe da corretora Kingsman SA.

“A Índia deve ter um superávit de oferta no ano-safra 2011/12, mas já há temores de um colapso da produção em 2012/13”, disse ele em um comunicado. Os comentários feitos pelo executivo-chefe da corretora surgem antes da 3ª Cúpula Indiana de Açúcar, que está sendo organizada pelo grupo Kingsman, em Nova Délhi, entre 5 a 7 de setembro.

A produção de açúcar na Índia normalmente segue um ciclo de dois anos de superávit e dois de déficit, uma vez que os agricultores mudam para outras culturas devido às oscilações de preço.

Em 2008/09, o país precisou importar por dois anos consecutivos, conforme a demanda superou o volume produzido. A tendência foi revertida em 2010/11, quando a produção excedeu o consumo local, deixando espaço para o governo indiano voltar a autorizar embarques.

A Índia deve produzir 24,2 milhões de toneladas em 2010/11, e mais de 26 milhões de toneladas na temporada seguinte, de acordo com estimativas da indústria. A demanda doméstica anual é projetada enter 21 milhões e 21,5 milhões de toneladas.

“O governo deve aproveitar esses dois anos de superávit (de oferta) para remover parte das restrições impostas à indústria de açúcar e, no processo, estabilizar o ciclo de produção”, informou Kingsman. A instável variação da produção indiana nos últimos anos provocou grandes oscilações nos preços mundiais do açúcar, acrescentou ele. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram