JornalCana

Índia pode suspender exportação de açúcar

A Índia, país que é o segundo maior produtor mundial de açúcar, atrás apenas do Brasil, poderá suspender suas exportações da commodity a partir de janeiro do ano que vem à medida que a produção recuar, disse a maior usina de refino do país.

As exportações de açúcar da Índia no ano que terá início em outubro poderão recuar para 1 milhão de toneladas, a partir das estimadas 4 milhões de toneladas deste ano, disse Narendra Murkumbi, diretor executivo da Shree Renuka Sugars Ltd.

A queda nas exportações indianas pode elevar os preços do açúcar, que subiram 19% este ano devido a expectativas de que o Brasil poderá desviar um volume maior de cana para a produção de etanol devido aos preços recorde do petróleo bruto.

A demanda mundial por açúcar poderá superar a oferta disponível em 1 milhão a 2 milhões no ano que se encerrará em setembro de 2009, segundo a Organização Internacional do Açúcar (OIA). “A Índia vai exaurir qualquer excedente que possa vir a ter entre dezembro e janeiro”, disse Murkumbi. “A redução das exportações indianas e o aumento da produção de etanol no Brasil manterão o mercado mundial apertado”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram