JornalCana

Índia pode reduzir compra de açúcar do Brasil

A Índia, o país que mais consome açúcar no mundo, deve produzir um volume 40% maior da commodity no ano que vem em comparação à produção de 2005, o que encerrará dois anos de déficits e reduzirá sua necessidade de importar o produto de países como o Brasil, disse um grupo comercial.

É provável que a produção indiana aumente para 18 milhões de toneladas no ano-safra que se encerra em setembro de 2006, comparativamente aos estimados 12,9 milhões de toneladas deste ano-safra.

Um volume de chuvas maior do que o esperado será o principal fator para melhorar as perspectivas da colheita, disse S.L. Jain, diretor-geral da Aiua (Associação Indiana de Usinas de Açúcar).

Dois anos de queda na produção de açúcar da Índia, que também é o segundo maior produtor mundial, ajudaram a alimentar a alta de 12% nos preços da commodity em Nova York neste ano, após salto de 59% em 2004.

O déficit produtivo fez as importações de açúcar da Índia quase quadruplicarem em volume, passando para 1,8 milhão de toneladas nos dez meses encerrados em julho em comparação ao mesmo período de 2004, segundo a Aiua.

“A safra de cana-de-açúcar será muito maior no ano que vem devido ao aumento das chuvas”, disse Jain. A Aiua representa 173 das 493 usinas de açúcar do país.

As chuvas de monção na Índia estão 4% acima da média desde 1º de junho, segundo o Departamento de Previsões Meteorológicas do país. Esse aumento das chuvas contribuiu para que 45 milhões de produtores de cana-de-açúcar aumentassem sua área plantada comparativamente à de 2004.

As chuvas de julho passado -que respondem por um terço das precipitações observadas durante a estação de monção- foram 14% acima do normal. As chuvas de monção duram quatro meses na Índia.

Neste ano, as plantações de cana-de-açúcar na Índia ocupavam 4,13 milhões de hectares até segunda-feira, o que representa aumento de 10% em relação aos 3,75 milhões de hectares plantados no ano-safra de 2004, segundo o Ministério da Agricultura da Índia.

Moçambique

Outro país que deverá ter recuperação na produção de açúcar no próximo ano será Moçambique. Após décadas de guerras internas, que levaram ao colapso as principais regiões canavieiras do país, a produção de cana-de-açúcar volta a evoluir.

Além das guerras internas, o país passou por um período de fortes enchentes no início desta década, que provocaram novas perdas para o setor.

Segundo a agência Reuters, o Instituto Nacional de Açúcar de Moçambique diz que esse crescimento pode ser prejudicado, no entanto, pelas mudanças na política européia para o setor. A União Européia fez mudanças no sistema de cotas preferenciais e de preços mínimos dados aos países em desenvolvimento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram