JornalCana

Índia comprou 300 mil toneladas de açúcar demerara brasileiro

Cingapura e Nova Deli, 29 – A Índia, segundo maior produtor de açúcar do mundo e principal consumidor, comprou cerca de 300 mil toneladas de açúcar demerara do Brasil em função de uma queda expressiva de sua produção, de acordo com autoridades da indústria local. As usinas do sul da Índia estão envolvidas na compra, com embarque programado ainda para dezembro.

Um executivo de uma trading também confirmou a compra, mas não soube dar mais detalhes.

O ministro da Agricultura da Índia, Sharad Pawar, disse na semana passada que a produção do país para o ano safra 2008/09 deve cair 24% para 20 milhões de toneladas. Participantes da indústria espera uma produção ainda menor, de cerca de 18 milhões de toneladas em função da menor área plantada e produtividade afetada pelo clima.

A compra do açúcar brasileiro foi incentivada pelo frete mais barato, que torna o produto brasileiro competitivo para os consumidores asiáticos. Duas empresas chinesas compraram um total de até 300 mil toneladas de açúcar do Brasil no mês passado.

Cotas

O governo da Índia permitiu a venda de 5 milhões de toneladas de açúcar no mercado interno entre janeiro e março, de acordo com nota oficial. No mesmo período do ano passado, foi liberada a venda de 4,4 milhões de toneladas.

Em janeiro, a cota para venda foi de 1,7 milhão de toneladas, 1,6 milhão de toneladas em fevereiro e 1,7 milhão de toneladas em março. Na Índia, o governo regula a distribuição de açúcar através de cotas mensais que são vendidas a usinas privadas. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram