JornalCana

Índia autoriza importação de açúcar isenta de tarifa

O governo da Índia, o maior consumidor mundial de açúcar e segundo maior país produtor de açúcar, autorizou importações isentas de tarifas do produto pela primeira vez em três anos para evitar o aumento dos preços, num momento de queda acentuada da produção, segundo informações das agências internacionais.

As usinas indianas poderão importar açúcar demerara no exterior desde que exportem quantidade semelhante depois do processamento, dentro de um período de dois anos, informou Vinay Kumar, diretor-executivo da National Federation of Cooperative Sugar Ltd., às agências internacionais.

A medida deverá ajudar a respaldar uma alta que transformou o açúcar na segunda commodity agrícola de melhor desempenho deste ano. O país indiano impulsionou os preços da commodity nesta safra 2008/09 por conta da queda da produção.

A produção de açúcar da Índia deverá totalizar 18 milhões de toneladas, em relação aos 20 milhões de toneladas projetadas em dezembro, disse o ministro da Agricultura daquele país, Sharad Pawar. Na safra 2007/08, a produção indiana totalizou 26,4 milhões de toneladas.

Atualmente as importações isentas de tarifas de açúcar demerara são autorizadas apenas se a mesma carga for refinada e revendida ao exterior. A compra de açúcar para venda no mercado interno envolve uma tarifa de 60%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram