JornalCana

Incentivo à eficiência energética pode recolocar Brasil na rota de crescimento

2009-07-14 Subestacçao Energia Eletrica  Cerradinho Potirendaba Bioeletricidade

Poucos anos depois de se destacar com programas de eficiência energética o Brasil perde a liderança e as iniciativas do setor passam a ser lembradas mais pelo socorro ao sistema elétrico do que como medida de prosperidade econômica. Essa postura do governo é alvo de críticas de especialistas como Adriano Pires, diretor do CBIE – Centro Brasileiro de Infra Estrutura, que fará a palestra magna no 11º COBEE – Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência 2014, uma iniciativa da Abesco – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, que acontece dias 21 e 22 de julho, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Pires tem combatido o fato de que a eficiência energética tem sido relegada ao agravamento da crise de energia e questiona a falta de interesse do governo por incentivar a exploração de outras fontes além da hidrelétrica: “A alocação adequada de outras fontes energéticas seria positiva em todas as esferas. Do ponto de vista conjuntural, o sistema elétrico nacional ampliaria as possibilidades de geração, tornando o abastecimento mais confiável e seguro”.

Para Rodrigo Aguiar, presidente da Abesco, o cenário apontado por Pires se consolida ao mesmo tempo em que as ESCOs (empresas de serviço de conservação de energia, registradas e certificadas pelo QualiEsco, da Abesco) se organizam e demonstram a viabilidade de ampliação de novos programas, enfrentando a resistência em apoiar efetivamente as ações como alternativa de retomada do crescimento do país. “Ainda que a MPME Inovadora (linha de crédito diferenciada pelo BNDES), tenha sido recentemente conquistada com fundamental interferência da Abesco, essa é apenas uma das formas de incentivar medidas de eficiência energética”.

É neste contexto que a Abesco reunirá os mais renomados profissionais e empresas no 11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência 2014. Representantes das empresas, profissionais e outros interessados em investir neste setor poderão participar de palestras, debates e conhecer novas tecnologias, produtos e serviços. A feira destinará uma área para o COBEE Experience, espaço dedicado à apresentação de inovações tecnológicas promovidas pelas empresas participantes da ExpoEficiência.

Serviço

11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência
Data: 21 e 22 de julho
Horário: 8h30 às 18h00
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo, SP

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram